Por que não fazer da ciência divertida uma forma de captar o interesse das nossas crianças para a ciência? Reunimos algumas sugestões, confira!

A ciência é desafiadora. Por que a ciência não pode ser divertida? Ensiná-la de forma didática e motivadora pode ser difícil, principalmente devido ao modo tradicional em que costuma ser repassada. No entanto, o acesso e o uso cada vez maiores de ferramentas digitais têm proporcionado uma difusão do conhecimento científico para ambientes muito além do universo escolar, além de auxiliarem educadores na transmissão do conhecimento.

Preparamos uma lista sobre programas de TV, livros e brinquedos que podem incentivar o imaginário infantil.

1 – Programas de TV

O Mundo de Beakman

“Você precisa entender o quão complexo algo é para saber explicá-lo de forma simples”. Esta frase, citada pelo ator Paul Zaloom, apresentador do programa e intérprete do cientista Beakman, ao lado de seu rato de laboratório Lester (Mark Ritts) e uma de suas assistentes, descreve bem a proposta deste sucesso infantil e nerd dos anos 90. A ideia para o programa nasceu da tirinha de jornal You Can With Beakman and Jax, criada por Jok Church.

Cheio de efeitos sonoros, brincadeiras, atuações referentes a cientistas famosos e assuntos considerados engraçados pelas crianças, apesar de um pouco vulgares pelos adultos (xixi, soluços, gases,…), “O Mundo de Beakman” trazia respostas elaboradas e teatrais às cartas, em sua maioria de crianças, abordando temas sobre Ciência, Tecnologia e História. O programa foi exibido em vários países. No Brasil, foi transmitido pela TV CULTURA entre 1994 e 2002. Apesar de Zaloom não ser de fato um cientista, sua habilidade em utilizar uma linguagem didática e engraçada para responder às curiosidades infantis estimulou o surgimento de novos adultos cientistas.

Diversos episódios podem ser encontrados em plataformas on-line, como o YouTube.

Foto divulgação sobre o Mundo de Beakman.

Tíbio e Perônio

Um dos quadros do lendário seriado Castelo Rá-Tim-Bum, Tíbio e Perônio foi inspirado nos detetives Dupond e Dupont da série infantil “As Aventuras de Tintim”.

Apesar de não possuírem nenhum parentesco na vida real, os atores Flávio de Souza (Tíbio) e Henrique Stroeter (Perônio) interpretavam dois cientistas gêmeos que apareciam para responder fatos interessantes questionados pelos moradores do castelo durante suas conversas e aventuras. Sempre relacionadas ao universo científico, como corpo humano, natureza, tecnologia, entre outros, as dúvidas sobre por quê algo acontecia da forma que acontecia eram esclarecidas com demonstrações e experimentos.

O programa foi exibido entre 1994 e 1997 na TV CULTURA, onde ainda é reprisado. Episódios também podem ser encontrados no YouTube.

Os irmãos Tíbio e Perônio, um quadro sobre ciência do Programa Castelo Rá-Tim-Bum.

2 – Livros

Série Saber Horrível

Apesar do nome nos fazer associar esta coleção infanto-juvenil a histórias de terror, a intenção dos escritores foi, na verdade, descrever assuntos relacionados a Ciência, História, Geografia e cultura de forma nua e crua. A linguagem se utiliza de ironias, humor e um vocabulário bastante informal para explicar diversos assuntos referentes a civilizações, natureza, costumes e descobertas.

Quase todas as histórias dedicadas à ciência foram escritas por Nick Arnold. O autor sempre gostou de saber e entender realidades científicas consideradas desagradáveis, abordando em seus livros títulos nada convencionais, como “Digestão Nojenta”, “Experiências Malcheirosas”, “Medicina Sangrenta”, entre outros. O objetivo é falar de uma maneira aberta e bem-humorada sobre assuntos e curiosidades que façam a criança rir e adquirir prazer pela leitura. No Brasil, a série é publicada pela Editora Melhoramentos.

Cientistas em 90 minutos

Criada pelo escritor britânico Paul Strathern, filósofo e amante de ciência, esta coleção de bolso traz, caricaturados em suas capas, cientistas famosos como Newton, Bohr, Watson e Crick, Einstein, Darwin, Galileu, entre tantos outros grandes nomes, distribuídos em mais de 30 livretos. O objetivo é apresentar, em linguagem clara e acessível, o contexto histórico da época, registros bibliográficos, principais ideias e descobertas, assim como curiosidades de grandes nomes do universo científico, em obras enxutas e de leitura rápida, ideais para quem possui pouco tempo ou pouca paciência! Sempre buscando atrair todos os públicos. No Brasil, a série é publicada pela editora Zahar.

As Cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo

Vastamente ilustrado, este livro aborda de forma bonita e compreensível as conquistas de mulheres em diversos campos da ciência. A diversidade de histórias vai desde nomes muito conhecidos, como Marie Curie, pioneira nos estudos sobre radioatividade, até outros pouco mencionados, mas não menos importantes, como Katherine Johnson, responsável pelo cálculo da trajetória da missão Apolo 11 à Lua, em 1969.

Aqui, procura-se instigar principalmente o público infanto-juvenil feminino a se integrar mais  do universo científico, além de buscar seu maior reconhecimento. O livro ainda traz informações sobre a atuação da mulher em ambientes relacionados à ciência nos dias de hoje e um glossário com ilustrações e descrições de equipamentos de laboratório. Foi publicado no Brasil pela editora Blucher.                                                            

3 – Desenhos Animados

As Aventuras de Jimmy Neutron: O Menino Gênio

Transmitido pela Nickelodeon, em 2002 e pela Rede Globo na TV Globinho, em 2004, Jimmy Isaac Neutron é um garoto de 11 anos super inteligente criado por John A. Davis. Caracterizado por seu grande cérebro e um belo topete, Jimmy está sempre explorando a ciência para melhorar a sua vida e de seus amigos. Nem sempre os motivos são nobres e tudo vira confusão, mas é assim que ele aprende o limite de suas ações. Apesar de suas dificuldades de adaptação ao meio social, Jimmy é sempre requisitado para resolver os problemas dos amigos além de inventar os seus próprios como qualquer criança. Nos momentos em que ele precisa de uma solução, ele entoa: “pensa, pensa, pensa”, e assim que encontra a solução, grita: “Ideias a mil!”. Ele possui um mascote, seu cachorro-robô Goddard construído por ele mesmo pois seus pais não permitiam que ele tivesse um de verdade. O companheiro, que também possui uma mente brilhante, o ajuda nos experimentos em seu laboratório secreto no subsolo de casa. Em suas aventuras, Jimmy sempre usa suas necessidades para elaborar os seus inventos como o “Adesivo Fuja da Escola”, um adesivo que quando grudado ao corpo te deixa doente para ser liberado das aulas, ou o “Tênis Super Rápido” que o faz correr na velocidade da luz. Com muito humor, diversos princípios científicos são citados e retratados. Atualmente é exibido pela Rede Bandeirantes, Futura e TV Cultura.

O Laboratório de Dexter

A série de desenho animado criada pelo cartunista  Genndy Tartakovsky e transmitida pelo Cartoon Network, de 1996 até 2003, retrata um menino prodígio chamado Dexter. Baixo e de cabelos ruivos, Dexter é um garoto extremamente nervoso que costuma se dar mal por suas invenções serem continuamente roubadas por seu arqui-inimigo Mandark. Impaciente com a irmã mais velha Dee Dee, de poucas amizades e bastante recluso, ele passa a maior parte do tempo em seu laboratório que fica no seu quarto. A série acaba por mostrar complicações da vida de cientista, tentando brincar com o estereótipo de nerd para que todos vejam seu lado também. Episódios ainda podem ser encontrados em plataformas on-line como o Youtube.

4 – Brinquedos

Vivacity

Uma loja on-line inteiramente dedicada à venda de brinquedos científicos. São diversos kits didáticos nas áreas de Biologia, Química e Física. É possível encontrar modelos anatômicos, materiais de eletricidade e eletrônica, robôs, simuladores, instrutores sobre energias renováveis e até mesmo impressoras 3D!

Os kits são educativos e possuem diversos níveis de complexidade, sendo ideais para aprimorar e incentivar o aprendizado. Uma excelente opção para disseminar o conhecimento e aprender a partir do princípio do “faça você mesmo”.

wSkiTS

Uma outra empresa dedicada ao mercado on-line de brinquedos pedagógicos e científicos é a wSkiTS. As áreas abordadas incluem Astronomia, Meteorologia, Física, Química, Biologia, Matemática, Engenharia, Paleontologia e Arqueologia. Perfeitos para experimentos escolares e aulas práticas, os kits proporcionam uma forma de explorar a Ciência de forma educativa e independente, já que são adaptados para que as próprias crianças os utilizem.

Alquimia

Um clássico, “Alquimia” é uma palavra que remete a um tempo em que a Ciência se misturava com a magia. Um dos primeiros brinquedos focados no aprendizado científico, o kit possui 13 elementos químicos dispostos em frascos para serem utilizados em 75 experiências, descritas em cartões informativos. Tubos de ensaio, óculos e materiais de embalagem estão inclusos, formando um kit de laboratório completo.

Todos os experimentos sugeridos seguem critérios específicos de segurança para atender às crianças. O objetivo é fazer e entender reações químicas, observando o efeito das diferentes propriedades dos elementos.

Tem mais sugestões para despertar o interesse científico nas crianças? Conta para a gente nos comentários, e não deixe de compartilhar o texto para atingir mais e mais futuros cientistas!

Conteúdo selecionado para indicação na campanha sobre o Dia da Educação da editora educativa Twinkl

Referências:
VILAVERDE, Carolina. 9 coisas que você não sabe sobre “O Mundo de Beakman”. 2012. Disponível em: <https://super.abril.com.br/blog/superlistas/9-coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-8220-o-mundo-de-beakman-8221/>. Acesso em: 03 out. 2017.
PARKES, Diane. Horrible Science finds all the ingredients for a good children’s story. 2013. Disponível em: http://www.birminghampost.co.uk/whats-on/theatre/horrible-science-finds-ingredients-good-6356366. Acesso em: 03 out. 2017.
Revista BIOGRAFIA. Coleção 90 minutos por Paul Strathern: 36 obras para download. 2014. Disponível em: http://sociedadedospoetasamigos.blogspot.com.br/2014/01/colecao-90-minutos-por-paul-strathern.html. Acesso em: 03 out. 2017.
VIVACITY. Disponível em: http://www.e-vivacity.com.br/. Acesso em: 03 out. 2017.
WSKITS. Disponível em: http://www.wskits.com.br/thames-kosmos-educativo. Acesso em: 03 out. 2017.
RIHAPPY. Disponível em: https://www.rihappy.com.br/grow-jogo-alquimia-100000279/p. Acesso em: 03 out. 2017.
WIKIPEDIA. 2017. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Adventures_of_Jimmy_Neutron:_Boy_Genius . Acesso em: 10 out. 2017.
DEXTER`S LABORATORY. 2017. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dexter%27s_Laboratory . Acesso em: 10 out. 2017.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.