Como já citamos no texto anterior, diferentemente dos museus antigos e tradicionais, cada vez mais são criados espaços voltados à divulgação do conhecimento de forma interativa e moderna para diminuir um pouco e, quem sabe, extinguir o analfabetismo científico na população.
Pensando nisso, resolvemos dar continuidade a lista de museus científicos espalhados pelo país para que você, seus amigos e familiares possam fazer um passeio incrível e ainda adquirir conhecimento no meio do caminho. Confira abaixo um pouco do Museu Catavento, mais um espaço cultural e científico da nossa lista que pode estar pertinho de você:
Um dos museus mais visitados do estado São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional foi inaugurado na capital em 2009 e tem como marca a aproximação de crianças e jovens do universo científico, por meio de exposições interativas usando a diversão para instigar a curiosidade. Situado no idealizado Palácio das Indústrias, antiga obra para exposição dos setores produtivo do país, o prédio contempla, em sua estrutura tombada, um interior cheio de modernidade.
O museu conta com quatro seções para visitação: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada seção é subdividida em categorias que exploram áreas como história, astronomia, evolução, seres vivos, física, raciocínio lógico, química e ecologia. Oficinas, projetos e exposições temporárias também são realizados frequentemente.
Uma das principais atrações é o Borboletário. Uma estrutura geodésica inundada de diversas plantas foi criada para receber borboletas de várias espécies, que ali interagem e procriam. A visita conta com a explicação do processo de metamorfose e a importância das borboletas para o ambiente, por serem polinizadores e indicadores da qualidade do ambiente.
Um dos pontos altos de descobertas ocorre no laboratório de química, onde o público composto principalmente por crianças, acompanha experimentos sobre reação exotérmica por meio de uma “varinha mágica”, formação de água a partir da explosão de um balão de hidrogênio e reação do relógio de iodo, onde o incolor se torna colorido!
A diversão é garantida pela possibilidade de experimentar. No estúdio “Se Liga no Lego”, é possível montar e construir objetos com kits especiais de lego para aprendizagem e incentivo à criatividade. Em outro local, o toque em uma máquina eletrostática ensina este conceito de física por meio do arrepio de cabelos dos participantes. Próximo dali, é possível literalmente entrar em uma bolha de sabão e entender como ela se forma, em uma espécie de cabine que recria seu efeito. Uma réplica da exposição itinerante “NanoAventura” foi instalada no museu de forma definitiva, devido ao seu sucesso em mostrar o que existe além do que é visto a olho nu, explicando conceitos de escala e o mundo da nanotecnologia.
Ficou curioso? Fique por dentro da programação e elabore um roteiro divertido. Mais informações disponíveis no site: http://www.cataventocultural.org.br/home
E ai, você já visitou algum desses museus? O que achou? Se nunca foi, corre lá e volta pra contar pra a gente, Ah, não esqueça de voltar aqui pra conferir quais são os próximos da lista!
Confira os demais textos da série Museus para você interagir e fazer ciência no Brasil: Instituto Butantan, Museu da Vida,Museu do Amanhã. [ATUALIZAÇÃO 08/09/2018]