Dando segmento ao nosso guia de museus, trouxemos hoje uma das instituições científicas mais conhecidas e respeitadas do país: o Instituto Butantan! Localizado na zona oeste do estado de São Paulo, o Instituto Butantan é um órgão público, responsável pela produção e desenvolvimento de vacinas, soros e biofármacos no Brasil. É reconhecido internacionalmente por suas pesquisas, principalmente aquelas relacionadas a animais peçonhentos, nas quais é um dos pioneiros.
A Fundação Butantan foi criada em 1901, como iniciativa para melhorar a saúde pública no país. Seus idealizadores logo viram que a situação caótica de epidemias que o Brasil se encontrava naquela momento da história era resultante da desinformação e conseguiram desenvolver, em um mesmo local, produtos e aprendizagem. Devido ao papel fundamental que este órgão assumiu na difusão do conhecimento sobre diversas doenças epidêmicas, o local conta hoje com quatro museus que visam romper barreiras no que se refere a seres usualmente discriminados pela população.
Sendo assim, foi construído na década de 20 o primeiro espaço voltado para a divulgação da ciência realizada nos laboratórios do Instituto. Apesar de antigo, o Museu Biológico inovou ao contar com uma exposição viva e permanente. Animais representantes da fauna brasileira, muitos deles associados ao perigo, como serpentes, aranhas e escorpiões, são expostos em ambiente natural. O objetivo é que o visitante os veja e entenda sobre suas características e importância na manutenção dos ecossistemas. Além disso, são repassadas informações sobre como proceder em acidentes, sobretudo picadas. Normas de primeiros socorros são explicadas e dúvidas esclarecidas pelos educadores do local, que é referência no atendimentos a casos deste tipo.
Quase um século mais tarde, especificamente em 2002, foi inaugurado o Museu de Microbiologia, propondo o incentivo à curiosidade científica da população, com destaque para o público jovem. O espaço possui computadores com filmes, animações e games para a interação do visitante com o universo dos micróbios. Microscópios permitem a observação de estruturas celulares e modelos tridimensionais de vírus, bactérias e protozoários encantam a olho nu auxiliando no entendimento de como estes seres atuam em nossos organismos. A intenção é realizar uma viagem no túnel do tempo sobre as bases microbiologia, finalizando o passeio com a Praça dos Cientistas, que reúne estátuas de grandes pesquisadores da área.
O Instituto Butantan ainda possui outros dois museus: o Museu Histórico e o Museu Emílio Ribas, que são dedicados à exposição de artefatos relacionados às áreas da saúde do país e se atêm à história da saúde pública do Brasil, mas que também valem a pena conhecer. Cursos de extensão e para divulgação científica são sempre oferecidos e são referência em assuntos como biotecnologia, farmácia e biomedicina. Um exemplo é a demonstração da extração do veneno de cobras no curso intitulado “Da serpente ao soro antipeçonha”, que conta com uma parte teórica, onde são abordados conceitos relacionados à produção de soros e uma parte prática, sendo realizada a extração de veneno. As datas são estipuladas e disponíveis no site do Instituto Butantan para acesso e inscrição. O curso tem duração de uma hora e é destinado a crianças maiores de 12 anos.
E aí, vamos conhecer? Mais informações disponíveis no site: http://www.butantan.gov.br/butantan/Paginas/default.aspx
Confira os demais textos da série Museus para você interagir e fazer ciência no Brasil: Museu da Vida, Museu Catavento, Museu do Amanhã. [ATUALIZAÇÃO 08/09/2018]