Será que as plantas são capazes de sentir quando estão sendo atacadas por insetos? Utilizando técnicas de biotecnologia (DNA recombinante, proteínas fluorescentes e um sistema de biossensores), pesquisadores conseguiram pela primeira vez visualizar o complexo sistema de defesa dentro das plantas.
O sistema de alerta das plantas já era algo conhecido pelos cientistas, mas essa é a primeira vez que o ser humano consegue ver como isso acontece. Já se suspeitava que esse sistema era baseado em uma sinalização utilizando cálcio. Pesquisadores do Japão utilizaram tecnologias de bioengenharia para rastrear na planta modelo Arabidopsis thaliana a presença e o volume do cálcio em resposta a várias lesões, de ações de lagartas a cortes de tesoura.
E a resposta foi visualisada porque as plantas começaram a brilhar! Como você pode conferir no vídeo abaixo publicado pelos pesquisadores.
Vídeo da planta sendo atacada por uma lagarta. As partes próximas a ferida provocada pela lagarta começam instanteneamente a brilhar, e a sinalização é rapidamente transmitida para outras partes da folha.
Apesar de biólogos já saberem que modificações em uma parte da planta são sentidas em outras partes, eles ainda não sabiam como essa informação era transmitida. Agora, utilizando técnicas de biotecnologia, os cientistas viram a onda de cálcio e o papel do glutamato como neurotransissor e podem melhor monitorar (e talvez um dia até manipular) a rede de comunicação interna da planta.
Para saber mais detalhes (e ver mais imagens brilhantes) acesse a reportagem da Super Interessante (em português) ou a notícia comentada na Science Mag (em inglês, com um vídeo explicativo também em inglês). O artigo original foi publicado essa semana na conceituada revista científica Science.