Profissionais da saúde constantemente observam gripes comuns que acabam evoluindo para uma pneumonia. O mecanismo pelo qual isso acontecia era, até então, desconhecido por esses profissionais e por cientistas. Pesquisadores brasileiros do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), em parceria com pesquisadores da Faculdade de Medicina Tropical de Liverpool (Reino Unido), acabaram de publicar na revista Nature Immunology, um artigo que descreve pela primeira vez o mecanismo celular chave que controla a proliferação e o consequente transporte do pneumococo – a bactéria causadora da pneumonia – do nariz para o pulmão do paciente.
Neste estudo, foi observado que o vírus da gripe silencia a resposta imune inata, principalmente a ação dos monócitos, leucócitos responsáveis por expulsar corpos estranhos como vírus e bactérias. Isso permite que que a bactéria pneumococo, comumente presente no nariz das pessoas sem causar nenhum sintoma, seja transferida para o pulmão de pacientes vulneráveis, no caso devido à gripe.
Outra constatação da pesquisa foi que a vacina do vírus da gripe é positiva para o controle da pneumonia. Esse é um dado muito relevante pois a pneumonia é um importante problema de saúde em todo o mundo e mata mais crianças menores de cinco anos do que qualquer outra doença. Essa doença também é agravada em idosos, pessoas com doença pulmonar crônica, imunossupressão e coinfecção viral.
Este estudo ainda contou com o apoio da Bill and Melinda Gates Foundation, do Medical Research Council do Reino Unido, da FAPESP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Saiba mais sobre o estudo na reportagem da Revista Fapesp.
Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
Parabéns