Uma startup de Isarel chamada Accelerated Evolution Biotechnologies (AEBI) anunciou está semana que dentro de um ano poderá oferecer a cura de todos os tipos de câncer.
De acordo com a empresa, até o momento os tratamentos de cura do câncer atuais falham por mirar alvos específicos (que seriam variados e mutáveis entre diferentes tipos de cânceres e indivíduos), enquanto que a nova técnica – denominada MuTaTo – utiliza uma combinação de diversos peptídeos para atacar mais de um alvo e tipos de células cancerígenas ao mesmo tempo.
A MuTaTo é baseada na técnica de exibição de fagos (phages display),
na qual um vírus que infecta uma bactéria pode ser utilizado para desenvolver novos peptídeos. Esses peptídeos seriam utilizados então para se ligar a receptores presentes nas células de câncer, da mesma forma que os tratamentos com anticorpos funcionam, impedindo as células cancerígenas de crescer e se dividir. A produção de peptídeos, no entanto, seria mais rápida e mais barata que a de anticorpos, pois os peptídeos são formados por menos aminoácidos que os anticorpos, ou seja, são bem menores.
A técnica de exibição de fagos é bem conhecida entre os cientistas, inclusive foi premiada com o Nobel de Química do ano passado.
Segundo a empresa AEBI, ao mirar três ou mais alvos em uma célula cancerígena, a técnica burla eventuais mutações que possam ocorrer no tumor, pois dificilmente três receptores estarão mutados ao mesmo tempo, garantindo a eficiência do tratamento. A AEBI fez uma analogia com o tratamento contra o vírus HIV, para o qual foi uma combinação (coquetel) de diferentes medicamentos que conseguiu parar a progressão da AIDS no paciente.
Saiba mais sobre a nova promessa contra o câncer no post em português da Época Negócios e no post em inglês do Jerusalem Post.
Ressalva: Anúncios sobre a cura do câncer são sempre muito polêmicos e chamativos pois traz esperança a milhares de pessoas e seus familiares. Toda semana é publicada uma notícia de que pesquisas X prometem a cura do câncer Y, mas na clínica ainda não temos um tratamento único 100% eficaz para todos os tipos de câncer. Isso porque, os tumores em diferentes órgãos são extremamente diversos entre si, assim como o mesmo tipo de câncer em pacientes diferentes é e terá respostas diferentes entre os indivíduos, dificultando o desenvolvimento de um tratamento único.