A empresa farmacêutica Merck anunciou que sua pílula antiviral contra COVID-19 apresentou resultados positivos, reduzindo as hospitalizações e mortes pela metade em pacientes recém-diagnosticados a doença, segundo resultados anunciados na sexta-feira (01/10). Os dados do estudo foram divulgados em um comunicado à imprensa e ainda não foram revisados por pares cientistas.
O antiviral experimental em desenvolvimento pela Merck em parceria a pequena empresa de biotecnologia Ridgeback Biotherapeutics é chamado de molnupiravir. A Merck informou que solicitará autorização de uso emergencial para o medicamento nos Estados Unidos nas próximas duas semanas e buscará aprovação em vários outros países. Apenas informações limitadas sobre os efeitos colaterais foram tornadas públicas no comunicado à imprensa.
Apesar de ainda preliminar, o anúncio é uma esperança para o tratamento da pandemia de COVID-19 que ocorre há quase dois anos. Outros medicamentos estão em teste contra a doença, entre eles o da Merck e o da Pfizer, e mais informações devem ser divulgadas em breve. Enquanto isso, mantenha as medidas preventivas: uso de máscara, higienização das mãos, vacinação e evitar aglomerações.
Mais informações podem ser encontradas na notícia do Estadão, e em inglês no site dos jornais The Guardian e New York Times.
Notícia muito boa!!!
Temos também as pesquisas com Baricitinibe 😀
http://conitec.gov.br/images/Radar/Alerta_MHT_Baricitinibe_tratamentoCOVID-19_23062021.pdf