Anvisa aprova registro de insulina humana produzida por empresa brasileira

Em julho a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da insulina humana Glargilin, um biossimilar produzido pela empresa brasileira Biomm, com fábrica em Nova Lima – MG. Glargilin é o nome comercial do biossimilar do medicamento referência Glargina (insulina humana análoga de longa duração).

Em um primeiro momento, o medicamento será importado de outra planta da Biomm, e somente após a certificação da da fábrica pela Anvisa será iniciada a produção local, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Para construir a fábrica em Nova Lima, a empresa contou com linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Agência Brasileira da Inovação (Finep). No entanto, com a demora na aprovação de alguns medicamentos, inclusive do Glargilin, a empresa necessitou renegociar os prazos e financiamentos com o BNDES e BDMG. A empresa Biomm, biofarmacêutica fundada em 2001, também concluíu um aumento de capital social da ordem de R$87,4 milhões.

A Biomm, por meio da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) aprovada pelo Ministério da Saúde, se comprometeu a fornecer 100% da necessidade do ministério para insulina, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Dessa forma, o Brasil perderá a dependência internacional de um medicamento tão relevante quanto a insulina, que é consumida por milhões de diabéticos no país.  O mercado desse medicamento é estimado em cerca de R$ 1 bilhão por ano, com crescimento anual de dois dígitos.

Confira a notícia original no site do Diário do Comércio.

 

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.