A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu de maneira extraordinária neste domingo (17/01) para deliberar sobre a aprovação emergencial das duas principais vacinas contra a COVID-19 produzidas no Brasil: a vacina CoronaVac da Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e a vacina Covishield produzida pela Universidade Oxford e Astrazeneca em parceria com a FioCruz. Os documentos para solicitação do uso emergencial foram enviados à Anvisa em 08/01.
À 15h a Anvisa formou maioria de votos (3/5 dos diretores) a favor do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a COVID-19.
A redatora dos pedidos de uso emergencial, a diretora da Anvisa Meiruze Freitas, condicionou a aprovação temporária da CoronaVac à assinatura de termo de compromisso pelo laboratório e publicação em “Diário Oficial”. “Quanto à vacina solicitada pela Fiocruz, voto pela aprovação temporária de seu uso emergencial referente a 2 milhões de doses.” disse Meiruze Freitas.
Apesar de algumas ressalvas em relação aos dados da CoronaVac (mais infos neste link da Uol) e da vacina de Oxford (mais infos neste link do Correio do Povo), a comissão técnica de Medicamentos e Produtos Biológicos recomendou a aprovação para uso emergencial de ambas a vacinas, considerando o cenário da pandemia, aumento do número de casos e ausência de alternativas terapêuticas. A aprovação de ambas as vacinas está condiconada ao monitoramento e ao acompanhamento próximo das incertezas apontadas e à reavaliação periódica dos imunizantes. Ambas as vacinas demonstraram cumprimento de Boas Práticas de Fabricação e para justificar o uso emergencial.
Com a aprovação para uso emergencial, a campanha nacional de vacinação contra a COVID-19 se inciará em 20 de janeiro segundo o Ministério da Saúde.
Sobre a reunião – A reunião contou com apresentações técnicas do gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos Gustavo Mendes sobre os dados de resultados de ambas as vacinas, do Coordenador de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos Fabrício Carneiro de Oliveria sobre Boas Práticas de Fabricação; e da gerente-geral de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária Suzie Marie Teixeira Gomes. Conheça as etapas da reunião neste link. A apresentação do pareceres das gerências gerais e a deliberação da diretoria colegiada pode ser assistida pelo canal da Anvisa no YouTube neste link. A reunião se iniciou as 10h da manhã.