Você está cursando biotecnologia ou engenharia de bioprocessos e não sabe como nem onde encontrar estágio? Não encontra vagas direcionadas nem específicas para essa formação e está se sentindo um pouco perdido? Esse texto vai te ajudar a como procurar um estágio em biotecnologia.
Estudantes de biotecnologia encontram dificuldades em achar vagas para estágio e emprego, mas isso não ocorre por não existirem vagas no mercado. Essas vagas existem, mas muitas vezes eles não sabem como procurar, o que torna o processo mais difícil.
O Profissão Biotec possui outros textos acerca de vagas e carreira em Biotec, mas são mais focados em profissionais formados. Por exemplo, este texto que apresenta vagas para biotecnologistas e seus principais requisitos e o outro que mostra como encontrar uma vaga. Vamos focar agora em como encontrar uma vaga para estágio sendo estudante de biotecnologia.
O que é estágio?
O estágio é o primeiro contato do estudante de graduação com sua área de atuação. É durante esse período que você vai aprender, de forma prática, as competências de sua profissão. E, por isso, o estágio não pode interferir em seu rendimento no curso.
É importante estar atento às normas da sua faculdade e curso em relação ao estágio. Existem normas específicas, que são definidas pela instituição de ensino, assim como elas devem estar dentro das normas gerais que são regidas pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, a lei do estágio.
Existem dois tipos de estágio: o obrigatório e o não obrigatório. O estágio obrigatório é aquele que está definido no projeto do curso e faz parte da carga horária obrigatória para que seja obtido o diploma. O estágio não obrigatório é uma atividade opcional que é acrescida à carga horária obrigatória do curso, normalmente classificado como horas extracurriculares.
Vale ressaltar que você, como estudante matriculado em uma instituição de ensino, sempre deve estar atento às normas de sua instituição para se candidatar a uma vaga de estágio. Isso porque é necessário que a instituição esteja ciente da realização do estágio, bem como, deve se ter um profissional responsável em acompanhar as atividades executadas.
Grande parte das instituições de ensino superior possuem em suas horas obrigatórias a realização de estágio. Geralmente, disponibilizam horários nos últimos semestres do curso, mas isso não é regra. E você pode realizar estágio durante o curso, não nesse período específico. As empresas que contratam estagiários costumam absorver estudantes a partir do terceiro semestre do curso.
Iniciar o estágio antes da fase final do curso é interessante para que se possa experimentar e conhecer áreas diferentes, o que facilita a descoberta do que você realmente gosta de fazer. Qual área a que se tem mais afinidade, e, logicamente, obter experiência.
Áreas de atuação de um graduando em biotecnologia
Para saber onde você pode se candidatar a uma vaga de estágio, é importante saber em quais áreas o biotecnologista pode atuar. Para ajudar nisso, a biotecnologia pode ser dividida em dez cores.
Mas por que eu preciso saber sobre as várias áreas de atuação para estagiar? Bom, como muitas vezes “graduação em biotecnologia” pode não aparecer no requisito da vaga ou você pode não encontrar uma vaga com o título “estágio em biotecnologia” é muito importante que você conheça as áreas de atuação e os termos relacionados para direcionar sua busca. É interessante também que você saiba suas capacidades e afinidades para não estagiar em uma área que não gosta só porque constava que o estudante em biotecnologia poderia se candidatar.
Agora que você já sabe o que é um estágio e quais as áreas da biotecnologia, vamos aprender a procurar um estágio no que interessa.
Onde procurar a vaga de estágio
A parte boa em já saber qual(is) a(s) área(s) de interesse é que isso já vai diminuir e direcionar os tipos e locais onde buscar a vaga do estágio. Existem duas formas gerais para buscar/se candidatar ao estágio: (1) pode procurar saber na sua instituição de ensino com quais locais já existe um convênio prévio ou (2) buscar na internet por vagas.
O convênio da instituição de ensino com o local de estágio é necessário para que haja reconhecimento da realização, seja esse o estágio obrigatório ou não. Quando o local que se tem interesse em estagiar não é conveniado com sua faculdade é necessário realizar o convênio ou, caso a empresa seja associada a algum programa de estágio (ex.: CIEE e IEL) não há necessidade de convênio, mas o estágio tem que estar de acordo com as normas de sua instituição de ensino.
A busca na internet
Procurar estágio na internet pode ser um pouco similar a vagas de emprego. Pode-se buscar através do google, LinkedIn, sites das empresas, mas, especificamente para estágio, destacam-se CIEE, IEL e Cia do talento. Utilizando esses buscadores pode-se restringir áreas de atuação e por localidade. No Profissão Biotec há liberação semanal da lista de vagas disponíveis, e muitas vezes tem vagas de estágio.
Nem todas as vagas de estágio estarão anunciadas nos sites das empresas, assim como, é possível que nem todas as empresas disponibilizem as vagas nos sites exemplificados. Para encontrar a vaga que deseja pode ser necessário “correr atrás do que quer”. Por exemplo, você pode conseguir seu estágio entrando diretamente em contato com a empresa que deseja trabalhar, pelo site ou LinkedIn. A ferramenta do Mapa Biotec pode te ajudar a encontrar empresas e startups próximas a você, pois nele há mais de 500 empresas da área de biotecnologia listadas e foi desenvolvido pelo Profissão Biotec.
É importante usar palavras chaves que se adequem para pesquisar o tipo de vaga que deseja se candidatar. Como, infelizmente, “biotecnologia” não costuma ser uma das palavras-chave em um anúncio de vaga ou estágio, você pode utilizar na sua busca termos relacionados a área de atuação de interesse. Por exemplo, se seu interesse é pesquisa de bancada, você pode buscar pelo nome das técnicas ou da área – “microbiologia”, “laboratório”, “PCR” são alguns exemplos de palavras-chave que você pode utilizar.
Caso você ainda tenha dúvidas acerca de competências, funções a serem exercidas por um estagiário e afins, pode buscar por biotecnologistas ou profissionais da área no LinkedIn. Observe onde e com o que está trabalhando. Você também pode entrar em contato com esses profissionais para conversar com eles sobre as carreiras e áreas de atuação. Esse contato direto pode te nortear a quais vagas de estágio concorrer.
O estágio é o momento em que você pode testar diferentes áreas para ver com qual se identifica mais, qual te dá mais prazer. Aproveite esse momento! E lembre-se de dar o seu melhor no estágio pois assim pode ser futuramente contratado pela empresa ou conseguir indicações!
Cite este artigo:
LOPES, N. R. O que se atentar ao procurar vagas de estágio em biotecnologia. Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/atentar-procurar-vagas-estagio-biotecnologia/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Referências
BRASIL. Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em 17 jan. 2022.
GUIDOTTI, I. L, VIDEIRA, N.B. As cores da Biotecnologia. Revista Blog do Profissão Biotec, v.8, 2021. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/cores-da-biotecnologia/> Acesso em: 10 jan. 2022.
SALVATI, C.; BIEMBENGUT, I.V., VIDEIRA, N.B., SCHERER, J. Vagas de emprego em Biotecnologia: um monitoramento de 3 meses. Blog do Profissão Biotec, v.8, maio 2021. Disponível em : <www.profissaobiotec.com.br/vagas-emprego-biotecnologia-monitoramento-3-meses>. Acesso em 10 jan. 2022.
SANTOS, G. L. Como e onde buscar as vagas de Biotecnologia. Revista Blog do Profissão Biotec, v.8, 2021. Disponível:<https://profissaobiotec.com.br/como-e-onde-buscar-vagas-de-biotecnologia/>. Acesso em 10 jan 2022.
Fonte da imagem de destaque: Pixabay.