Foi desenvolvido no Peru um sabão probiótico, que além de lavar roupas, reduz a contaminação das águas. Uma parceria entre a agência de criação DDB, a empresa de água mineral ANDEA e a startup Cirsys desenvolveu o AWA, um sabão em barra composto de microrganismos que consomem os poluentes, reduzindo principalmente os níveis de nitrato e amoníaco.
No Peru, o hábito de lavar roupas em rios e riachos é muito comum entre as famílias. Contudo, os detergentes usados atualmente contaminam as águas, o que torna esse hábito um problema ambiental e um risco à saúde humana. Com o AWA, os microrganismos liberados pelo sabão se fixam em pedras e algas e permanecem nos rios e riachos mesmo após a lavagem das roupas, formando um sistema de limpeza constante das águas.
Como estudos revelaram que o AWA remove entre 75-85% dos poluentes das águas, os fabricantes disponibilizaram gratuitamente a fórmula do AWA para organizações ambientais, agências governamentais e fabricantes de detergentes para que essa solução ecologicamente correta esteja disponível outros países.
O vídeo de divulgação do AWA está aqui.
Notícia completa em eCycle e Ciclo Vivo.