Na última quinta feira (27/08), os deputados da Bahia aprovaram a criação da Bahiainsulina (Companhia Baiana de Insulina). O projeto, que prevê o investimento de R$ 200 milhões com subsídios da iniciativa privada, inclui a construção de uma fábrica de insulina humana que será um importante pólo biotecnológico para o Complexo Industrial da Saúde no Estado da Bahia e para o Brasil.
Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde da Bahia, a Bahiainsulina produzirá insulina para o SUS, e a sua produção excedente poderá ser comercializada com o mercado privado e externo. A Bahiainsulina será um braço fabril para Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos) que possui uma parceria com o Ministério da Saúde para fornecer insulina ao SUS.
Além de nacionalizar a produção de um produto essencial para os pacientes diabéticos, o projeto também possui impacto positivo na economia baiana pois prevê a geração de até 300 empregos diretos e mil indiretos. A criação da Bahiainsulina só precisa agora da sanção pelo governador Rui Costa.
Mais informações no site da Secretaria de Saúde da Bahia.