Bananas estão em risco de extinção – mas a Biotecnologia pode ajudar

Canvendish, a variedade de banana mais comercializada no mundo, está em risco de extinção por causa do fungo Fusarium TR4.

Canvendish, a variedade de banana mais comercializada no mundo, está em risco de extinção por causa do fungo Fusarium TR4.

No mês passado, o governo colombiano anunciou que este fungo invadiu as Américas, local considerado maior produtor mundial. Esta linhagem TR4 causa problemas desde os anos 1990, quando iniciou a destruiu plantações na Ásia. Em sequência, o fungo invadiu a Austrália, Oriente Médio e África. Trata-se de um organismo resiliente, que pode persistir no solo por mais de 30 anos e espalha-se através do carregamento de solo e/ou equipamentos.

Biotecnologia pode ser uma solução

Melhoramento genético tradicional, normalmente feito por cruzamento, não é possível para as bananas do tipo Cavendish, uma vez que são estéreis e multiplicam-se por clonagem (reprodução assexuada). Portanto, técnicas biotecnológicas podem ser a única opção para a produção de bananas.

James Dale, pesquisador da Queensland University of Technology (Brisbane, Australia), atua na inserção de um gene de banana selvagem Musa acuminate malaccensis nas bananas Cavendish para conferir resistência ao fungo TR4. O cientista pretende pedir aprovação dessa linhagem transgênica após 2021, quando concluir a pesquisa.

Outra linha de investigação de Dale busca utilizar CRISPR para religar um gene dormente da banana Cavendish que poderia conferir resistência ao fungo TR4. Esta estratégia evitaria a inserção de um gene exógeno na planta, de forma a melhorar a aceitabilidade da nova linhagem.

Outra opção seria começar a cultivar outros tipos de banana, ao invés de Cavendish. Embora existam linhagens selvagens que apresentam resistência ao fungo, o fruto não cumpre as qualidades de bananas comerciais. Portanto, o uso de biotecnologia pode ser fundamental para assegurar a produção de bananas no futuro.

Mais informações podem ser obtidas no site da Nature.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.