Um bebê, três DNAs: técnica pioneira é realizada pela primeira vez no Reino Unido

Já imaginou um bebê nascer com DNA de três pessoas? Pois isso já é realidade no Reino Unido!

Pela primeira vez no Reino Unido, um bebê nasceu com DNA de três pessoas. Segundo os cientistas, a técnica pioneira que permite que um bebê possua três DNAs evita que crianças nasçam com doenças mitocondriais.

As doenças mitocondriais são incuráveis, podendo gerar morte dos bebês poucos dias ou horas após o nascimento. Essas doenças são causadas por mitocôndrias defeituosas que são incapazes de fornecer a energia necessária para manutenção dos órgãos, gerando danos cerebrais, perda de massa muscular, ou insuficiência cardíaca.

Sabendo que as mitocôndrias são transmitidas apenas pela mãe, a ideia dos cientistas foi realizar uma fertilização in vitro modificada que usasse as mitocôndrias de um óvulo doado e saudável. Assim, o bebê nasce com a maior parte de seu DNA proveniente de seus pais e apenas 0,1% provenientes da mulher doadora das mitocôndrias. Este DNA doado ao bebê é relevante apenas para desenvolvimento das mitocôndrias, e não influencia outras características genéticas, como aparência por exemplo.  

Segundo a Human Fertilisation and Embryology Authority (HFEA), autoridade responsável pela regulamentação desses procedimentos no Reino Unido, “menos de cinco bebês” já nasceram a partir dessa técnica. Nenhuma outra informação foi revelada para evitar que as famílias sejam identificadas. Também não foi informado se a técnica foi bem-sucedida e como estão os bebês.

Agora só nos resta aguardar a divulgação de novas informações e torcer para que esse grande avanço científico, que pode salvar muitas vidas, realmente seja eficaz!

Mais informações em BBC

Fonte da imagem: Pixabay

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes
Assine nossa newsletter