O gênero de história em quadrinhos, as populares HQs, vão muito além das histórias de super-heróis que viraram filmes populares. As HQs podem falar sobre eventos históricos, romances, dramas, aventuras e, principalmente, ficção científica! Vamos apresentar neste texto algumas HQs de ficção científica que possuem Biotecnologia em sua trama.
Se a Biotecnologia é a manipulação ou modificação de seres vivos ou partes deles para fabricar ou alterar produtos e processos para usos específicos, podemos encontrar em várias HQs histórias de experiências científicas que resultam no surgimento de seres híbridos ou com poderes especiais que podem representar a Biotecnologia na ficção científica.
Super-heróis famosos da DC Comics e da Marvel, como Homem-Aranha, Incrível Hulk e Capitão América, que possuem temas de biotecnologia por trás de sua origem já foram abordados em um texto anterior. Conheça agora outras produções de HQs cujas histórias possuem algumas passagens pela Biotecnologia.
Orquídea Negra
A super-heroína Orquídea Negra já havia aparecido em outras histórias da DC comics, mas foi em 1988 que Neil Gaiman, autor de Sandman e Deuses Americanos, e o desenhista Dave McKean resolveram contar a história da origem da personagem para a recém criada Vertigo Comics. Esta mini-série de quadrinhos adultos começa de um jeito diferente: a personagem principal Susan Linden é assassinada com um tiro na cabeça e queimada logo nas primeiras páginas. Ela acorda em um laboratório, com a aparência diferente de uma mulher comum, sem se lembrar o que aconteceu e sem saber quem realmente é.
Mais tarde descobrimos que a personagem foi trazida de volta à vida após um procedimento realizado pelo cientista e seu amigo, Dr. Phylip Sylvia. Ele a transformou em um ser híbrido entre mulher e planta – uma orquídea – ao cruzar seu material genético com uma poção destinada a criar homens-planta. Os poderes da Orquídea Negra incluem voo, superforça e invulnerabilidade a balas, e super habilidades de disfarce. Alguns discursos ambientais permeiam as páginas dessa HQ de ficção científica cuja trama apresenta as fragilidades, tristezas e esperanças dos personagens.
O Monstro do Pântano
Na mesma linha de personagens homem-planta, temos o Monstro do Pântano da DC comics. Em uma das histórias que conta sua origem, o cientista Alec Holland, desenvolvia uma fórmula secreta capaz de restaurar os pântanos da Louisiana, quando ocorre uma explosão em seu laboratório cobrindo-o de produtos químicos e da fórmula secreta. Ao fugir do laboratório, Holland cai nas águas do pântano e algumas horas mais tarde, uma criatura que assemelha-se a um híbrido homem-planta aparece.
Trouxemos para ilustrar este personagem a versão de outro gigante da HQ: Alan Moore, criador de Watchmen. O autor assumiu, em 1983, a história Saga do Monstro do Pântano a partir do volume 20, recriando o personagem e redefinindo-o como uma planta elemental, dando-lhe a habilidade de controlar plantas e de viajar através do “verde”, uma dimensão que conecta toda a vida vegetal.
We3 – Instinto de sobrevivência
Esta história traz elementos de bioengenharia e transumanismo – aprimoramento físico, psíquico e intelectual de humanos – mas em animais, no caso desta HQ de ficção científica. Em We3 – Instinto de sobrevivência, três animais de estimação (um gato, um cachorro e um coelho) são sequestrados por um programa armamentístico estadunidense. Eles sofrem modificações que os transformam em armas de combate – obedientes, inteligentes e letais-, envolvidas por um exoesqueleto que lhes confere força, resistência e armamento. Quando o Governo encerra o projeto, os animais são soltos e utilizam seu instinto para sobreviver. Será que os animais vão se voltar contra seus criadores? We3 – Instinto de sobrevivência foi criado pelo escritor Grant Morrison e pelo desenhista Frank Quitely.
Herói Nenhum – quanto você quer ser super-humano?
Herói Nenhum é uma HQ de ficção científica escrita pelo britânico Warren Ellis e ilustrada pelo espanhol Juan Jose Ryp, compondo a trilogia Ellis de desconstrução do mito do herói. Neste livro, todos os super-heróis do mundo foram criados fruto de um procedimento científico realizado pelo cientista Carrick Masterson: a aplicação da droga FX7, variante de um psicodélico, confere super poderes às pessoas submetidas à intervenção.
Enquanto o cientista busca descobrir quem está matando suas criações, a trama traz questionamentos do quanto é necessário sacrificar para ser um super-humano. Joshua Carver, recém transformado em um super-herói, vai descobrindo ao longo da história que ter superpoderes exige grandes sacrifícios, tanto físicos quanto psicológicos.
Lazarus
A série Lazarus, do escritor Greg Rucka, do desenhista Michael Lark e do colorista Santi Arcas, se passa em um mundo distópico que não está mais dividido em fronteiras políticas ou geográficas, mas sim econômicas. Existem algumas poucas “Famílias” muito ricas que detém o poder; os “Servos” que trabalham para as famílias e são protegidos por elas; e os “Refugos” são todos os demais que vivem à margem dessa sociedade. Cada uma das 16 famílias que governam esse mundo possui um Lazarus para protegê-la, uma pessoa que recebeu o melhor em treinamento físico, tecnologia e vantagens científicas.
Além de implantes cibernéticos e soros para recuperação física, a Biotecnologia também pode ser encontrada no ganha-pão da família principal. A Família Carlyle conseguiu sua fortuna na área de melhoramento genético, produzindo sementes que abastecem quase todo o mundo. Além de alterar sua própria genética para evitar as consequências do envelhecimento, a família Carlyle também criou por meio de engenharia genética seu Lazarus, Forever.
Transmetropolitan
Essa série de HQ de ficção científica cyberpunk foi escrita por Warren Ellis, com a arte de Darick Robertson e publicada em 60 volumes pela Vertigo, abordando temas de cibernética, nanorrobótica, criogenia, alienígenas e liberdade de expressão. Transmetropolitan conta a história do jornalista Spider Jerusalem, que no primeiro volume da série publica uma matéria sobre violência policial em um gueto onde foram segregadas pessoas que fazem parte de um movimento que realiza modificações genéticas baseada em DNA alienígena para tornar-se uma espécie totalmente diferente.
Neste texto, mostramos que muitos elementos da Biotecnologia estão presentes em HQs de ficção científica – e aqui mostramos a biotecnologia presente em livros, filmes e séries. Mas a Biotecnologia não está presente apenas na ficção científica, continue seguindo os conteúdos do Profissão Biotec e veja que a biotecnologia também já está presente no nosso dia-a-dia!
Agradecimento:
Este texto só foi escrito graças às indicações de livros sobre biotecnologia feitas pelo meu pai, um colecionador de HQs adultas, após várias discussões sobre biotecnologia pois, segundo ele, “tudo é biotecnologia”.
Cite este artigo:
VIDEIRA, N.B. A Biotecnologia presente em HQs de ficção científica. Revista Blog do Profissão Biotec, v.8, 2021. Disponível em: https://profissaobiotec.com.br/biotecnologia-presente-hq-ficcao-cientifica/< > Acesso em: dd/mm/aaaa