O que a biotecnologia tem a ver com o sexo da calopsita?!

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text 1″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Quem nunca passou pela experiência de ter um bichinho de estimação de sexo indefinido?! Às vezes tentamos até inferir o sexo com base em nosso próprio “achômetro” e, assim, nomeamos o nosso querido animal. Por exemplo, “Esse pássaro é macho ou fêmea? Não faço a menor ideia… Mas tem cara de menina, vou chamar de Maria”.

A verdade é que a determinação do sexo dos animais às vezes pode não ser uma tarefa tão óbvia. Assim como os répteis e alguns mamíferos, a determinação da sexagem das aves pode apresentar dificuldade parecida por conta da semelhança morfológica e sutileza dos aparelhos reprodutores. No entanto, existem algumas alternativas que podem ser tomadas para contornar esse problema: procurar a opinião de um profissional ou então, buscar serviços prestados por empresas de biotecnologia (sim, isso é real).

[/et_pb_text][et_pb_video admin_label=”Vídeo” src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/11/giphy.mp4″ /][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]
Fonte: GIPHY
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text 2″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]

Empresas como o Grupo São Camilo (Biotecnologia), Unigen e Biovita disponibilizam um serviço de identificação do sexo de aves por meio de métodos de biologia molecular. Amostras biológicas dos animais, tais como penas ou sangue (que devem ser coletadas por um veterinário), podem ser enviadas pelo correio para o processamento nas unidades laboratoriais. Ao fim do processo, o cliente receberá o resultado por e-mail.

Diferente dos seres humanos, em que os homens são os heterogaméticos (contendo cromossomos X e Y), nas aves, as heterogaméticas são as fêmeas, que contêm cromossomos Z e W, enquanto os machos são homogaméticos – de cromossomos Z e Z. Para a sexagem de aves é utilizada a técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), a qual pode amplificar e detectar especificamente o gene CHD1 (cromossomo W), presente apenas em fêmeas.

Qual o público alvo desse tipo de serviço biotecnológico?

A sexagem molecular de aves é buscada não apenas pelos curiosos donos de Pets que desejam saber o sexo dos seus bichinhos, mas também existem públicos bastante específicos como pesquisadores e acadêmicos que trabalham com a biologia e ecologia das aves, que podem optar pela tecnologia uma vez que não existe certeza na definição do sexo.

Apesar de curioso, o tema é conduzido bastante a sério, com publicações em revistas de alta relevância. Em artigo publicado na Nature Communications, por exemplo, foi discutido o papel ecológico quanto à inversão de papéis entre os sexos das aves. Na maioria das espécies animais na natureza, as  fêmeas tendem ser o sexo do cuidado de filhotes enquanto que os machos competem pelo acesso às fêmeas. No entanto, em muitas espécies de aves as fêmeas competem pelos machos e os estes cuidam dos filhotes.

Quando colocada em pauta a relevância de estudos da sexagem das aves, em relação ao destinamento de verbas estatais para este tipo de pesquisa, a pesquisadora Patricia Brennan, especialista em genitália de aves, escreveu uma carta em resposta ao jornal Fox News, com o título: “Por que eu estudo a genitália dos patos”. Certamente porque, apesar de restrito, existe um público alvo ao qual esse tipo de pesquisa está destinado. Podemos pensar por exemplo que antes mesmo de existir a sexagem molecular das aves, as pesquisas de base poderiam ser tidas como desnecessárias. Mas quem diria que esses estudos feitos lá atrás poderiam levar à criação de empresas especializadas e um novo tipo de serviço comercial prestado à sociedade?!

Quando determinar o sexo do seu da sua ave de estimação?

1 – Quando se tem mais de um animal da mesma espécie e não existe o interesse em que eles se reproduzam e multipliquem de modo a superpopular a casa onde vivem também os donos.

2- Ou o contrário: quando os donos querem juntar um casal de macho e fêmea para a reprodução.

3 – Também, e não menos importante, quando a curiosidade do dono do animal precisa ser saciada.

 

Você contrataria um serviço de caracterização genética do sexo de um animal de estimação por correio?

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”referencias” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Referências
Liker A, Freckleton RP, Székely T. The evolution of sex roles in birds is related to adult sex ratio. Nat Commun. 2013;4:1587. doi: 10.1038/ncomms2600.
Genomia, Genetic laboratory. Sex determination in the representatives of the superorder Ratite birds – test of blood. Disponivel em: < https://www.genomia.cz/en/test/sex_paleognathae>. Acesso em: 29 ago. 2018.
[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”autor” src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Perfil_Rafael.png” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”revisores” background_layout=”light” text_orientation=”center” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Revisado por Rodrigo Cano e Thais Semprebom

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tássia Guerra
Tássia Guerra
5 anos atrás

Excelente texto! Muito esclarecedor!

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X