Abrir uma startup pode ser muito desafiador: além do produto/serviço a ser comercializado, é necessário ter um bom plano de negócios, análise de mercado e ter dinheiro para iniciar o investimento. Parece impossível? Calma! Existem alguns programas de aceleração de startups no Brasil que fornecem todo esse apoio, por exemplo o Biostartup Lab e o PIPE da FAPESP em São Paulo. Outro programa é o BNDES garagem, que está com inscrições abertas até 27/01 para startups interessadas.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu chamada para seleção de 60 empreendedores ou empresas interessadas em participar do programa de desenvolvimento de startups BNDES Garagem. Serão R$10 milhões para aplicação em duas rodadas desse programa.
Podem se inscrever empreendedores que possuam uma ideia inovadora (criação) ou que já tenham aberto uma startup mas procuram apoio para crescer e ganhar mercado (aceleração). O programa pode acolher empreendedores de biotecnologia que possuam prospostas dentro dos temas de interesse do edital: saúde e bem-estar, sustentabilidade social e ambiental, economia criativa, segurança, soluções financeiras, educação, Blockchain, e Internet das Coisas aplicáveis para cidades, ambiente rural e indústria.
Os interessados podem submeter propostas até 27 de janeiro no site do BNDES garagem.
Mais informações sobre o edital e sobre o Centro de Inovação do BNDES no site STARTUPI.