A ONU Mulheres incluiu a cientista brasileira Márcia Barbosa na lista das 7 cientistas que moldam o mundo, prêmio dado às cientistas cujos trabalhos mudaram a maneira como o mundo é visto e que são inspiração para futuras pesquisadoras. Além da brasileira, também estão nessa lista as cientistas Tu Youyou (China), Marie Curie (Polônia), Katherine Johnson (EUA), Maryam Mirzakhani (Irã), Kiara Nirghin (África do Sul) e Segenet Kelemu (Etiópia).
Marcia Cristina Bernardes Barbosa é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências e, em 2013, recebeu o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas. No ano passado, a Dra Marcia foi eleita uma das 10 Mulheres Mais Poderosas do Brasil pela Revista Forbes.
Atualmente ela desenvolve modelos para o melhor entendimento das propriedades da água que podem auxiliar na compreensão de diferentes assuntos: como ocorrem os terremotos, como a energia mais limpa pode ser gerada e sobre novas formas de tratar as doenças. “A mobilidade da água em volta da proteína é que define se a pessoa estará saudável ou não. Funcionamento da proteína, bom ou mal, é ingrediente fundamental para entender doenças como o Alzheimer, por exemplo, que ainda tem uma pesquisa muito incipiente”, afirma a Dra Marcia em entrevista a FAPERGS.
A cientista também apoia iniciativas que estimulam a participação de mulheres na ciência: escreve artigos sobre diversidade geográfica e de gênero na ciência e organiza conferências sobre o tema. Ela ainda pretende organizar um evento sobre a temática das mulheres no meio acadêmico, e afirma que um de seus objetivos é incentivar cada vez mais a presença das mulheres no meio científico.
Mais informações em Para Mulheres na Ciência.