O Instituto Butantan anunciou hoje (26/03) o desenvolvimento de uma vacina contra COVID-19 produzida integralmente no Brasil. A vacina ButanVac utiliza um vetor viral que contém a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra. Esse vetor viral é o vírus da Doença de Newcastle, que afeta aves e não causa sintomas em seres humanos, e pode ser desenvolvido em ovos embrionados assim como ocorre na produção da vacina da gripe.
A produção da ButanVac será 100% nacional, sem depender da importação de insumos, uma vez que a tecnologia de vacina inativada será a mesma já utilizada na fábrica de Influenza do Butantan. A vacina está em desenvolvimento e uma produção piloto foi realizada para uso nos ensaios clínicos 1 e 2 em voluntários. O Instituto Butantan solicitará à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para iniciar esses ensaios em abril de 2021, e determinar sua eficácia e segurança.
A produção da ButanVac é resultado de um consórcio internacional em que o Butantan é o principal produtor, comprometendo-se com o fornecimento do imunizante para o Brasil e outros países de baixa e média renda. Com esta nova vacina, o Instituto Butantan ampliará as opções de vacinas para o Ministério da Saúde, auxiliando no controle da pandemia.
Mais informações em Instituto Butantan.