UFMG sediará o primeiro centro brasileiro para produção de vetores virais com tecnologia CRISPR-Cas9

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG sediará o primeiro centro brasileiro para produção de vetores virais com tecnologia CRISPR-Cas9.

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará o primeiro centro brasileiro para produção de vetores virais com tecnologia CRISPR-Cas9. Também estão inseridas no projeto outras instituições federais como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Medicina de Göttingen (Alemanha).

O projeto receberá investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) que serão usados para compra de equipamentos, reagentes e bolsas de estudo. A expectativa é que em até um ano e meio o novo centro já esteja funcionando.

E qual a importância desse centro de pesquisa? Os vetores virais são vírus modificados usados para transferência de material genético (DNA) para células de interesse. Enquanto que o CRISPR-Cas9 é uma ferramenta para edição gênica, que permite cortar e editar de forma simples e precisa regiões específicas do genoma. Essa ferramenta, que ainda é pouco desenvolvida no Brasil, é considerada fundamental para o desenvolvimento de terapias genéticas, principalmente para doenças neurológicas.

A criação de um centro brasileiro para produção de vetores virais com tecnologia CRISPR-Cas9 possibilitará o avanço científico na área de neurociência e a ampliação de estudos em modelos de doenças neurológicas e neuropsiquiátricas.

Fonte: UFMG

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X