No Brasil, uma das empresas com maior relevância no setor agropecuário é a Embrapa, instituição comprometida com o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Trabalha com a biotecnologia desde a década de 80 – principalmente no campo de melhoramento genético de culturas agrícolas – respondendo às demandas da sociedade atual por elevados padrões nutricionais, ambientais e de saúde.
A Embrapa conta com uma unidade chamada Embrapa Recursos genéticos e Biotecnologia, situada em Brasília, DF, que é responsável por coordenar as 47 unidades que trabalham com biotecnologia que estão espalhadas pelo Brasil. E, no dia 10 de maio, inaugurou o Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD), o qual trabalhará com microrganismos de importância agrícola, oferecerá serviços e atividades relacionadas a bioprocessos, produção e análise de inoculantes microbianos envolvidos com a fixação biológica de nitrogênio (FBN), levando assim ao aumento na produtividade das lavouras.
O Centro de Recursos Biológicos da Embrapa Agrobiologia recebeu esse nome como uma homenagem a pesquisadora Johanna Döbereiner, a principal responsável pela criação da Unidade e também pelo início dos estudos sobre fixação biológica de nitrogênio no mundo.
O CRB-JD é o resultado da junção de estruturas das coleções de culturas da Embrapa Agrobiologia e do laboratório de bioprocessos e análise de qualidade de inoculantes. Ele faz parte do CRB-Agronegócio, cuja estruturação global é responsabilidade da Embrapa para a Rede de Centros de Recursos Biológicos Brasileira.
Os responsáveis pela coordenação do CRB-JD esperam com a nova infraestrutura, avanços na conservação dos microrganismos e, principalmente, realizar pesquisas e negócios com o setor produtivo. As pesquisas deverão envolver prospecção de microrganismos e moléculas com potencial biotecnológico para a agricultura, desenvolvimento de bioprocessos – como novas formulações – e estudos de taxonomia microbiana.
Atividades biotecnológicas, junto com outras ciências, apresentam grande relevância em atividades desenvolvidas no setor agrícola brasileiro e um dos grandes exemplos são os investimentos feitos pela Embrapa, como mostrado na reportagem deles.