Cientista brasileiro lidera pesquisa sobre uma forma inovadora para tratar o câncer

câncer

O biomédico brasileiro Matheus dos Santos Dias, que atualmente é pesquisador no Instituto Holandês do Câncer em Amsterdã (Holanda), está desenvolvendo uma forma inovadora para o tratamento do câncer. Enquanto a maioria das drogas e tratamentos convencionais foca em eliminar as células que se multiplicam desordenadamente (células cancerosas), a pesquisa do brasileiro busca acelerar a multiplicação dessas células cancerosas, causando um estresse celular e, consequentemente, a sua morte.  Os resultados do estudo foram publicados em uma importante revista científica.

Segundo o pesquisador brasileiro, essa forma inovadora de tratar o câncer combina diferentes medicamentos, e evita que células sadias sejam eliminadas (o que normalmente ocorre nos tratamentos convencionais contra o câncer). A combinação de diferentes medicamentos acelera a multiplicação da célula cancerígena e, ao mesmo tempo, ataca essas células, inibindo assim a sua proliferação.

Os estudos em pacientes com tumores de intestino devem começar em 2025 e estima-se que, se os resultados forem satisfatórios,  entre três e cinco anos o tratamento já esteja disponível para a população.

A notícia sobre esse tratamento inovador animou a comunidade científica, pois abre a possibilidade de que essa técnica seja usada para diversos outros tipos de câncer, e destaca também a relevância dos pesquisadores brasileiros como Matheus, biomédico e doutor em biologia molecular formado pela Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: G1 e CNN

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.