Já imaginou a possibilidade de utilizar dados genéticos de pacientes na rotina médica? Em como seria mais prático, por exemplo, utilizar a análise do DNA mutado de cânceres para escolher o melhor tratamento, ou analisar o código genético das bactérias para detectar a resistência aos antibióticos precocemente?
Essa realidade pode estar mais próxima do que esperamos. Segundo o professor Nicholas Loman, um dos pesquisadores da Universidade de Birmingham, Reino Unido, “Nós passamos de uma situação em que você só pode fazer o sequenciamento do genoma investindo muito dinheiro em laboratórios bem equipados para uma onde podemos ter o sequenciamento do genoma literalmente no seu bolso, assim como um telefone celular. Isso nos dá uma oportunidade de realmente começar a sequenciar o genoma como uma ferramenta de rotina, talvez algo que as pessoas possam fazer em sua própria casa”.
O MinION, novo aparelho do tamanho de um celular, criado pela empresa inglesa Oxford Nanopore, pode se tornar o novo serviço para análise de DNA de qualquer pessoa. “Ele nos dá uma oportunidade incrível de começar a sequenciar o genoma como uma coisa de rotina, algo que as pessoas possam fazer em suas próprias casas”, afirmou Nicholas Loman, um dos criadores do gadget.
Esse gadget é diferente porque consegue decodificar trechos longos do DNA, diferente dos os métodos atuais que não o fazem. Hoje, para ler o código genético é preciso quebrá-lo em pequenos pedaços, decodificá-los e depois reconstruir tudo, um processo difícil, lento e caro. Segundo os cientistas, o novo dispositivo tem precisão de 99,5%, e permite observar trechos do DNA humano que foram pouco estudados até hoje.
Super interessante, não?!
Leia a notícia na íntegra para saber mais.
Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
tinha escrito um comentário. Pus seu blog
nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
Grande abraço!
Pessoas como você nos dar mais energias para trabalharmos ainda mais, trazendo sempre novos conteúdos de qualidade!
Esperamos mais comentários seus por aqui.
Nos acompanhe também pelo Facebook, Linkedin e Instagram, só seguir o Profissão Biotec para sempre estar atualizado com os nossos conteúdos.