Cientistas identificam 306 variantes genéticas relacionadas à estrutura do cérebro

Em estudo publicado na revista Science semana passada, foram identificadas 306 variantes genéticas que influenciam a estrutura do cérebro em uma análise que envolveu mais de 50 mil pessoas. A pesquisa foi desenvolvida por 360 cientistas de 184 instituições de diversos lugares do mundo, incluindo o Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia da Unicamp.

A metodologia envolveu dois tipos de análise diferentes: imagens de ressonância magnética quantitativa do cérebro e sequenciamento do genoma dos indivíduos analisados. Em torno de 25 mil participantes eram saudáveis e integraram o grupo controle, enquanto os demais apresentavam condições como insônia, sintomas depressivos, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), epilepsia e doença de Parkinson.

Esse estudo é um grande avanço para a área de neurociência, expandindo a compreensão do funcionamento e estrutura do cérebro. Mais informações disponíveis no Labnetwork e na Science.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X