Já Imaginou um evento no qual você que é estudante ou recém formado fica cara-a-cara com profissionais de diversas empresas e pode ser contratado após uma conversa de 10 minutos?
Sim, esse evento existe ese chama Pitch Bootcamp!
O evento foi criado em 2013 e já conta com 133 edições em 4 países (Portugal, China, Brasil, Bulgária), que reuniram mais de 12.000 jovens e 5.000 profissionais de mais de 1.650 empresas. Cerca de 4.000 postos de trabalho foram gerados, graças a este evento criado pela empresa portuguesa Spark Agency.
Nesse artigo conto como foi minha participação no Pitch Bootcamp realizado no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, durante os dias 10 e 11 de Maio de 2019.
Inscrição no evento
A inscrição é bem simples e é feita pelo site. Você preenche um simples formulário e envia o Curriculum Vitae, que é submetido a uma seleção. Se aprovado, a organização te retorna e pede o pagamento de uma taxa entre 100 e 120 reais no Brasil, e 15 ou 30 euros em Portugal.
Alguns dias antes do evento, os organizadores enviam uma lista das empresas que estarão presentes. Achei essa informação muito interessante pois é possível começar a escolher as empresas que se pretende conversar no dia do evento, e principalmente se conectar com os profissionais que participaram pelo LinkedIn.
Sabe outro evento que também é possível interagir com representantes de empresas? O BIO Latin America!
Primeiro dia: Conhece a ti mesmo
Nas primeiras horas temos uma apresentação geral da programação e como vai ser o dia. Logo após os estudantes são divididos em mesas para trabalhar em grupos, se apresentar e contar seus objetivos ao final do evento.
Neste primeiro bloco, são feitas algumas dinâmicas de auto-conhecimento, tais como exercícios para ajudar os participantes e a lembrarem todas experiências acadêmicas, pessoais e profissionais. O exercício é feito da seguinte maneira: escrevem-se todas experiências vividas e depois é feita uma priorização das três principais para descrever melhor, contando quais competências foram desenvolvidas e associar números as essas experiências, tais como horas trabalhadas ou cliente atendidos. Esse exercício é focado em buscar as competências que os participantes podem oferecer às empresas que participam do evento.
Essa parte é fundamental para saber nossas principais competências e como podemos mostrá-las para as empresas.
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Preparando o pitch
No segundo bloco, após selecionar as experiências marcantes, fomos preparados para fazer um pitch (apresentação) de 2 minutos falando sobre nós próprios, experiência e principalmente o que buscamos no evento,(um estágio de verão, estágio final de curso ou oportunidade de trabalho).
Essa foi a parte mais desafiadora e principalmente que mais nos faz pensar como nos apresentarmos para outras pessoas. Ensaiamos essa apresentação com outros colegas, que deram feedback de como estava e como podemos melhorar, principalmente a forma de falar e resumir o que queremos mostrar que é realmente importante.
Melhorando o CV
Após treinarmos algumas vezes o pitch, tivemos uma oficina de como montar um Curriculum Vitae que se destaque, chame atenção dos recrutadores e principalmente evidenciar nossas competências.
O maior desafio desta atividade foi colocar todas as informações em apenas uma página, focando principalmente nas principais experiências e competências técnicas.
Essa foi uma das partes que mais gostei pois sempre tives CVs de duas páginas e depois desse evento resumi ao máximo meu CV, pois o currículo é apenas uma apresentação não precisa contar toda sua vida.
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Segundo dia: De cara com as empresas
O segundo dia teve como foco total a interação entre estudantes e empresas.
De início os profissionais de diversos setores se apresentam e contam um pouco de suas experiências para os estudantes.
Após essa sessão de apresentação dos profissionais, os estudantes são separados em grupos e cada estudante fez um pitch de 2 minutos para 3 profissionais cara-a-cara, que lhe darão feedback de sua apresentação.
Esse é o momento chave do evento, pois é possível que ali você conheça seu futuro chefe e poderá mostrar seu potencial para ocupar um cargo na empresa dele.
Durante 2 minutos, os participantes puderam falar sobre sua experiência e o que procuram, seguidos de 8 minutos para os profissionais fazerem perguntas e falarem sobre você.
Cada avaliador possui uma ficha para dar um feedback sobre sua apresentação, focando em quão bem estruturada ela foi se tem potencial, pontos fortes e fracos. O mais legal, no entanto, é que eles podem marcar a opção se que querem ser seu mentor ou receber seu CV. Isso acelera muito suas chances de conseguir a sonhada vaga e de se desenvolver como profissional.
Confesso que quando comecei a falar fiquei nervoso, mas quando falei de coisas que tinha feito durante a faculdade e gostava muito o nervosismo passou e fluiu mais tranquilo.
Networking
Depois de cada estudante fazer seu pitch, existe um momento de coffee-break para impulsionar o contato entre os participantes e os profissionais das empresas. Essa parte é incrível pois pode-se conversar tranquilamente com presidentes e diretores de empresas que dificilmente se teria acesso no dia-a-dia.
Os estudantes possuem crachás escritos seu nome e curso e os profissionais têm um crachá escrito seu nome e empresa onde trabalham, basta chegar e se apresentar e bater um papo.
Caso esse evento ocorra na sua cidade,não deixe de participar pois é uma rara oportunidade de fazer contatos profissionais e aprender sobre carreira, e quem sabe garantir sua vaga de emprego.
Para encerrar, deixo o depoimento do Orlando Vaz que é o gerente e organizador do evento:
“O Pitch Bootcamp é um acelerador de carreiras que tem como objetivo aproximar jovens talentosos das melhores empresas do mercado. Até hoje, o programa já contou com a presença de +12.000 estudantes e recém-graduados e já criou +4.000 postos de trabalho. O programa foca-se em 4 pilares (produto, clientes, proposta de valor e comunicação) que são abordados ao longo de toda a edição e que permitem aos participantes desenvolver o seu auto-conhecimento e enriquecerem o conhecimento que têm acerca do mercado de trabalho.”
Caso você tenha interesse em saber das próximas edições, confira o site do Pitch Bootcamp.