O VII Simpósio de Biotecnologia da UFPel, que ocorreu de 24 a 28 de julho de 2019 em Pelotas (RS), é um evento organizado anualmente por alunos em conjunto com as professoras Drª. Priscila de Leon, Drª. Patrícia Diaz e Drª. Vanessa Galli.
Tradicionalmente, o Simpósio é planejado por alunos do 7º semestre da graduação em Biotecnologia da universidade, entretanto, neste ano também contou com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, também da UFPel. Além disso, desde sua V edição, incorporou a Mostra Acadêmica como parte do evento. Então, em 2019 ocorreu a III Mostra Acadêmica concomitantemente ao simpósio.
A colaboradora Darling Lourenço participou da Comissão Organizadora deste Simpósio e vai contar o que aconteceu nesses 5 dias de intensas atividades: 19 minicursos, 14 palestras e uma mesa redonda, além da Mostra Acadêmica. Confira como foi!
Dia 1
Os primeiros dias da semana dedicada ao VII Simpósio de Biotecnologia foram destinados aos minicursos. Os minicursos são uma ótima oportunidade para os alunos obterem conhecimentos além daqueles de suas linhas de pesquisa e daqueles obtidos em sala de aula. Ou seja, eles ampliam sua gama de conhecimentos em biotecnologia. Nesse dia aconteceram os seguintes minicursos de:
- “Modelagem de proteínas – da modelagem ao refinamento” (teórico-prático);
- “Um patógeno emergente: caracterização fenotípica e genotípica de Listeria monocytogenes” (teórico-prático);
- “Reveladores de impressões digitais latentes” (teórico-prático);
- “Cromatografia aplicada à química forense” (teórico-prático);
- “Clonagem e expressão de proteína recombinante” (teórico-prático);
- “Aplicações de cromatografia e espectrometria de massas” (teórico-prático);
- “Sequenciamento automatizado de Sanger” (teórico-prático);
- “Conhecendo tumores sólidos” (prático);
- “Probióticos, prebióticos e microencapsulação utilizando a técnica de spray drying” (teórico-prático);
- “Engenharia genética de microrganismos para a produção de Biomoléculas” (teórico-prático);
- “Biorremediação de efluentes e resíduos” (teórico-prático).
Além dos laboratórios que compõem o núcleo de Biotecnologia, outros departamentos e instituições tiveram uma participação muito importante, como os núcleos de Ciência da Computação, Química, Química Forense, Agronomia e Medicina da UFPel, a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) campus Pelotas.
Dia 2
No segundo dia foram realizados outros minicursos. Foram tantos minicursos que aposto que os inscritos tiveram uma baita de dificuldade para escolher!
- “Biotecnologia na reprodução: sexagem espermática, embrionária e fetal (teórico-prático);
- “Técnicas no uso de animais de laboratório” (teórico-prático);
- “Introdução à aprendizagem de máquina para bioinformática com Python” (teórico-prático);
- “Neurobiologia da depressão e doença de Alzheimer” (teórico-prático);
- “Técnicas de Imunodiagnósticos” (prático);
- “Redação de patentes” (teórico-prático);
- “Cultivo celular e Produção de Cerveja Artesanal: da panela ao fermentador” (teórico-prático).
Dia 3
No terceiro dia tiveram início as palestras e a mostra científica. Às 9h ocorreu a cerimônia de abertura, contando com a presença de autoridades da UFPel, diretor-presidente da FAPERGS, coordenadoras da graduação e pós-graduação, representantes discentes e presidente da comissão organizadora.
Após a cerimônia de abertura, ocorreu a palestra do Prof. Dr.. Odir Dellagostin, comentando brilhantemente sobre conhecimento científico, inovação e interface entre universidade e sociedade. Seguido do coffee break, o Me. William Domingues palestrou sobre a internacionalização da Biotecnologia da UFPel, nos contando um pouco sobre seu trabalho desenvolvido no Instituto Pasteur do Uruguai. Essa palestra contou a participação do Dr.. Gonzalo Greif, seu colaborador do Instituto Pasteur do Uruguai.
Na parte da tarde, ocorrem brilhantes palestras sobre células-tronco e engenharia de tecidos na medicina regenerativa com a Drª. Natasha Maurmann da UFRGS, biodegradação de micotoxinas com a Profª. Drª. Jaqueline Buffon da FURG e encerramos com a palestra da Profª. Drª. Adriana Hemerly, coordenadora da área de Biotecnologia da CAPES, nos contando sobre a situação dos programas de pós-doutorado em Biotecnologia no país. Durante a noite, ocorreu também o III Ciclo de Palestras de Gestão e Empreendedorismo, organizado pelos alunos da graduação em Biotecnologia com o auxílio da Profª. Drª. Mariana Remião.
Dia 4
O segundo dia dedicado às palestras teve temas diversificados, contando com palestrantes de diferentes estados do Brasil. Durante a manhã, contamos com a participação da empresa de Biotecnologia Têxtil Akmey, com a palestra do Dr. Hugo Verli (UFRGS) sobre proteínas e dinâmica molecular. Já durante a tarde tivemos a presença do Dr. Hugo Molinari da Embrapa Agroenergia comentando sobre engenharia genética em plantas. O Prof. Dr. Augusto Schneider (UFPel) também nos contou um pouco sobre nutrição, envelhecimento e fertilidade, e o Me. Antônio Monteiro, curador do banco de células da UFRJ, comentantou sobre a trajetória do banco de células. A palestra de encerramento desse dia foi com o Prof. Dr. Robson Andreazza (UFPel), que abordou as biotecnologias aplicadas à biorremediação de ambientes contaminados com metais pesados.
Durante os intervalos para o coffee break de todos os dias de palestras, houve o sorteio de diversos brindes dos nossos apoiadores do evento. Foram tantos brindes que apenas um ouvinte azarado não ganharia!!
Dia 5
No último dia do evento, iniciamos com a palestra do Prof. Dr. Ricardo Matsumura (UFPel), tratando sobre a nova revolução da inteligência artificial e seguimos com a presença da empresa InVitro Brasil Clonagem Animal, nos contando sobre as biotécnicas utilizadas na reprodução animal.
Durante a tarde, tivemos a felicidade de assistir à palestra da Profª. Drª. Angela Wyse (UFRGS), que abordou hiper e homocisteinemia e os desafios para a translação clínica.
Encerramos o evento com uma mesa redonda tratando sobre mulheres na ciência. A mesa redonda intitulada “Ciência também é para mulheres” contou com a presença das ilustres pesquisadoras: Profª. Drª. Lucielli Savegnago (UFPel), como mediadora; Profª. Drª. Pâmella Carpes (Unipampa); Profª. Drª. Ethel Wilhelm (UFPel); Profª. Drª. Angela T. S. Wyse (UFRGS); Profª. Drª. Ana Menezes (UFPel); Profª. Drª. Janaína Burkert (FURG); Profª. Drª. Juliana da Silva (ULBRA).
Após o encerramento da mesa redonda, ocorreu o coquetel de encerramento com a premiação das apresentações orais e da Mostra Acadêmica. Para finalizar com chave de ouro, a semana do simpósio foi encerrada com o Talk Science, um evento realizado para conversar sobre ciência em bares locais, ao melhor estilo Pint of Science. O tema abordado foi o CRISPR em uma mesa redonda com renomados pesquisadores da área.
Quem ficou interessado em participar do VIII Simpósio de Biotecnologia que ocorrerá em 2020 deve ficar ligado no site do Simpósio de Biotecnologia e nas redes sociais do simpósio – Facebook e Instagram. O evento recebeu muitos elogios pelos palestrantes e pelos ouvintes, não deixe de participar!!