Não é novidade para ninguém que a pandemia de Covid-19 impactou o mundo como um todo, modificando, principalmente, os parâmetros dos mercados comerciais. Neste contexto, o campo da biotecnologia foi positivamente impulsionado pelo aumento da demanda de profissionais e pelo desenvolvimento de medicamentos e fabricação de vacinas para a doença.
Devido às expectativas de crescimento para as áreas de medicina personalizada, agricultura sustentável, desenvolvimento de tecidos artificiais e engenharia genética, o número de oportunidades no setor da biotecnologia tende a aumentar consideravelmente nos próximos anos.
Entre os anos de 1997 e 2013, segundo estudo da revista IstoÉ, o mercado de biotecnologia brasileiro gerou um benefício de 25 bilhões de dólares no país. Com todos esses avanços mencionados, a projeção de ganhos para o ano de 2023 é de, aproximadamente, 91 bilhões de reais.
Segundo o “Panorama da Biotecnologia no mundo e no Brasil”, divulgado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os países que mais desenvolveram empregos e tecnologias no setor de biotecnologia.
Observando este contexto, o U.S. Bureau of Labor Statistics (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos) produziu uma lista com as 10 posições profissionais mais requisitadas até 2026 dentro da biotecnologia. Conheça abaixo um pouco sobre elas!!
#10 Técnico em Química
Os técnicos em química são profissionais capazes de conduzir testes analíticos e experimentos em laboratório a partir de uma variedade de produtos químicos e materiais. Eles conduzem pesquisas para fins de impacto ambiental, garantia de qualidade, conformidade regulatória, inspeção de segurança ou teste de amostra.
Os técnicos químicos geralmente trabalham em laboratórios ou em instalações industriais, como fábricas de produtos químicos e farmacêuticos. Quando atuam no laboratório, estes profissionais auxiliam a configurar e manter equipamentos e instrumentos, realizar experimentos e análises, preparar soluções químicas, testar produtos quanto à qualidade e desempenho, etc.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 4%
#9 Engenheiros Biomédicos
Os engenheiros biomédicos possuem sua área de atuação entre a biologia e a engenharia. Normalmente, eles trabalham na produção de tecnologias no setor médico para desenvolver novos dispositivos e equipamentos que possam aprimorar a qualidade de vida e, consequentemente, a saúde humana.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 7%
#8 Microbiologistas
A profissão de microbiologista já é bem famosa e está presente na ciência há mais de um século. Esses cientistas estudam formas de vida microscópicas e como realizam seus processos vitais. Isso inclui o estudo do crescimento, interações e características de organismos microscópicos, como bactérias, algas, fungos e alguns tipos de parasitas e seus vetores.
Os microbiologistas geralmente trabalham visando aumentar o conhecimento científico e/ou utilizar esse conhecimento para aprimorar as tecnologias e desenvolver inovações nos campos da medicina ou em alguma indústria.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 8%
#7 Zoólogos e Biólogos da Vida Selvagem
Esses profissionais estudam o comportamento animal e como estes interagem e influenciam o ecossistema de uma região. Geralmente, os zoólogos e biólogos da vida selvagem visam compreender diversos parâmetros que permeiam a vida animal, tais como: características físicas, dietas, comportamentos e os impactos que os humanos têm sobre eles.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 8%
#6 Epidemiologistas
Os epidemiologistas são profissionais da ciência responsáveis por investigar e entender os padrões e causas de doenças e injúrias que assolam os seres humanos. Se uma doença surgir ou houver uma epidemia, os epidemiologistas irão a campo para estudar diretamente os organismos causadores da doença e aconselhar as autoridades sobre as estratégias de controle.
Eles também são responsáveis por coletar com segurança os organismos patogênicos para estudos adicionais em condições de laboratório, onde o ambiente é contido e controlado. Mesmo em períodos sem crise, seu trabalho é inestimável porque eles geralmente preveem ocorrências futuras de doenças e podem fazer recomendações sobre medidas preventivas.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 9%
#5 Técnicos em Biologia
Técnicos em Biologia são especialistas na área de biologia que coletam amostras para análise e realizam experimentos usando vários equipamentos de laboratório. Esses profissionais também limpam e mantêm equipamentos para ajudar cientistas e pesquisadores em seus testes e experimentos.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 10%
#4 Bioquímicos
Bioquímicos estudam os princípios químicos e físicos dos seres vivos e dos processos biológicos, como desenvolvimento celular, crescimento, hereditariedade e doenças. Eles trabalham para entender como certas reações químicas acontecem nos tecidos e registrar os efeitos dos medicamentos. O objetivo de um bioquímico é melhorar nossa qualidade de vida através da compreensão dos organismos vivos no nível molecular.
Os bioquímicos são empregados principalmente no setor de ciências da vida, trabalhando em funções de pesquisa nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia, além de trabalhar em tecnologia de alimentos, toxicologia e produção de vacinas. Muitos também são empregados em institutos acadêmicos, onde ensinam alunos de graduação e pós-graduação, além de pesquisar suas especialidades e colaborar com seus pares.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 11%
#3 Cientista de Laboratório Médico
Um cientista de laboratório médico realiza testes de diagnósticos de sangue e fluidos corporais em laboratórios clínicos. O escopo do trabalho de um cientista de laboratório médico começa com o recebimento de amostras de pacientes ou clientes e termina com a entrega dos resultados dos testes aos médicos e outros profissionais de saúde.
Dessa forma, grande parte do trabalho feito por cientistas de laboratórios médicos envolve garantir a qualidade da amostra, interpretar resultados de testes, registro de dados, testar produtos de controle, realizar calibração, manutenção, validação e solução de problemas de instrumentação, bem como realizar análises estatísticas para verificar a precisão e repetibilidade de teste.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 13%
#2 Biomédicos
Um biomédico estuda doenças e condições com o objetivo de melhorar a saúde humana. Por meio de pesquisas, estes profissionais projetam estudos, usam ensaios clínicos, desenvolvem experimentos e formulam hipóteses para entender certos problemas de saúde. A maioria se especializa em uma determinada área de pesquisa, por exemplo câncer ou neurociência.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 13%
#1 Geneticistas
Os geneticistas normalmente atuam no campo da ciência e da saúde e estudam a genética, a ciência dos genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. Esses profissionais podem realizar pesquisas gerais sobre processos genéticos ou desenvolver tecnologias genéticas para o diagnóstico de doenças, além de auxiliar nas indústrias farmacêutica ou agrícola.
Porcentagem de crescimento no número de oportunidades: 29%
E aí? Você atua em alguma dessas áreas ou se interessou pela descrição? Neste site da Fiocruz você pode conferir um pouco mais sobre algumas delas (http://www.juventudect.fiocruz.br/node/42). Já neste, em inglês, você pode entender mais a fundo as particularidades de cada uma (https://www.sciencebuddies.org/science-engineering-careers).
Cite este artigo:
ENRICI, A. W. Conheça mais sobre as 10 áreas da Biotecnologia com maiores demandas para esta década. Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/conheca-10-areas-biotecnologia-maiores-demandas-para-esta-decada/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Referências
Life, Physical, and Social Science Occupations. Bureau of Labor Statistics. 14 de setembro de 2022. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/conheca-10-areas-biotecnologia-maiores-demandas-para-esta-decada/>. Acesso em: 15/09/2022.
Fonte da imagem destacada: Julia Koblitz/Unsplash.