O Laboratório Cristália e a Fiocruz/BioManguinhos estabeleceram uma parceria de desenvolvimento produtivo para a produção de hormônio do crescimento humano que será fornecido posteriormente ao Ministério da Saúde.
Em 2019, o Laboratório Cristália obteve a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a produção do CRISCY®, o primeiro medicamento biossimilar do hormônio do crescimento humano. O início do projeto foi desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e as etapas de pesquisa, desenvolvimento e fabricação foram desenvolvidas no Complexo Industrial do Cristália. Agora, o Laboratório Cristália pretende transferir essa tecnologia para a Fiocruz/BioManguinhos, e fornecer mais de 34 milhões de Unidades Internacionais (UI) do hormônio do crescimento humano para o Ministério da Saúde.
Por meio dessa parceria, a população terá acesso aos tratamentos com o hormônio do crescimento humano no Sistema Único de Saúde (SUS). O hormônio do crescimento humano ou somatropina é o hormônio que regula o crescimento geral e o metabolismo do organismo. Seu uso é indicado em casos de nanismo (deficiência na produção do hormônio do crescimento), baixa estatura idiopática (sem causa identificada), em adultos com deficiência de hormônio do crescimento e nas Síndrome de Turner e Síndrome de Prader-Willi (doenças genéticas).
Mais informações no site Cristália.