O Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (São Paulo), é um dos principais centros de pesquisa do Brasil e abriga o Sirius (um acelerador de partículas com uma das estruturas mais modernas do mundo). E nesta terça-feira (22/06), o CNPEM anunciou a criação da Ilum Escola de Ciências que oferecerá um novo curso de bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação e será financiado pelo Ministério da Educação.
O novo curso de graduação, gratuito com duração de 3 anos e em período integral, pretende formar profissionais com sólida base científica e tecnológica. O curso abordará as ciências da vida e da matéria, linguagens matemáticas, humanidades e empreendedorismo. Nos dois primeiros anos os alunos terão aulas teóricas e práticas na sede da Ilum Escola de Ciências e, no terceiro ano, o aluno desenvolverá projetos no próprio CNPEM.
O processo seletivo deve começar em novembro de 2021 e incluirá a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma carta de intenção do candidato e uma entrevista. Serão oferecidas 40 vagas e as aulas devem começar em fevereiro de 2022.