Confira quais são os principais desejos do Profissão Biotec para o ano de 2020.

Adeus ano velho, feliz ano novo! Que tudo se realize, no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender. Réveillon tem um ar mágico, não é mesmo? As pessoas se enchem de expectativas e metas para o próximo ano, e conosco não é diferente. Confira quais são os principais desejos do Profissão Biotec para o ano de 2020:

1 – Dinheiro para pesquisas científicas:

Fonte: Vix.

Não há como negar que é desafiador atuar com pesquisas no Brasil. A crise na educação tem afetado o Brasil há anos, porém definitivamente este ano passamos por um período de vacas magras: em 2019, houveram anúncios de cortes de bolsas de pesquisas, cortes de verbas para universidades públicas e foram escassos os programas de auxílio a pesquisa. Desejamos que em 2020 a situação financeira melhore e este setor seja visto com maior destaque, dada sua enorme importância, afinal como dizia Albert Einstein: “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”. Ciência precisa ser constantemente incentivada!

2 – Saúde: Avanços em direção a cura do câncer e outras doenças

Embora existam diversas pesquisas para prevenção e tratamentos alternativos, sabemos que tanto a cirurgia para retirada do tumor quanto a quimioterapia e a radioterapia apresentam  efeitos colaterais graves para as pessoas que estão em tratamento do câncer, pois as células saudáveis acabam sendo tão danificadas quanto as doentes. A biotecnologia atua no desenvolvimento de terapias mais específicas e menos agressivas, para evitar o sofrimento dos pacientes, além de reduzir o custo do tratamento em até 80%. Sabemos que muitos pacientes e seus familiares enfrentam essa situação delicada sem a devida assistência. O nosso desejo é ver mais centros de pesquisa contra o câncer serem inaugurados no Brasil, e técnicas biotecnológicas cada vez mais inovadoras. Sem dúvidas, os testes com o vírus que mata todo tipo de câncer, que iniciará em 2020, já nos deixa esperançosos. 

3 – Facilitar os registros de propriedade intelectual no Brasil

A propriedade intelectual (PI) é uma forma de registrar e proteger as criações do intelecto humano, abrangendo os direitos relativos aos domínios literários, artísticos, científicos e industriais. Se você ficou curioso, veja neste texto quais são os diferentes tipos de proteção intelectual e transferência de tecnologia (TT). Infelizmente, no Brasil, existem vários processos e burocracias que dificultam estes registros e os atrasam. Este ano aconteceu o Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica e Inovação, no qual foram discutidas a implantação de medidas e estratégias semelhantes àquelas aplicadas em países desenvolvidos como a China. A equipe do Profissão Biotec já está ansiosa para ver as melhorias e, consequentemente, os avanços gerados pela desburocratização deste sistema, sem contar, é claro, que estamos de olho no site do evento para acompanhá-lo mais uma vez em 2020. 

 4 – Novas empresas de produtos sustentáveis

Uma grande notícia do ano de 2019 foi a aprovação da construção de uma sede da Amyris (empresa americana de Biotecnologia) em Barra Bonita (SP), que atua no desenvolvimento de ingredientes sustentáveis para os mercados de saúde, bem-estar, beleza e fragrâncias, e irá fornecer várias oportunidades de emprego na cidade. O Profissão Biotec simplesmente adora empresas que se preocupam com o desenvolvimento de produtos seguros e ecologicamente corretos, como o plástico biodegradável feito de mandioca, por exemplo. É claro que não poderíamos nos restringir a somente à geração de produtos, mas também apoiamos indústrias que se preocupam com a geração de energia limpa, que prezam pela descontaminação do ambiente de maneira sustentável e que diminuem os impactos do aquecimento global. Assim, em 2020 desejamos que inúmeras dessas empresas sejam implantadas no país. Além disso, também queremos ver vários brasileiros obtendo reconhecimento mundial por meio da biotecnologia.

5 – Que as pessoas finalmente entendam o que é biotecnologia

E por fim, mas não menos importante, nosso desejo para 2020 é que as pessoas compreendam o que é biotecnologia e não precisem mais perguntar: “BiotecnoloQuê?”. O Profissão Biotec já criou vários textos sobre “Como explicar definitivamente para sua tia o que é biotecnologia”, “Quais são os ingredientes de um biotecnologista?”“A anatomia do biotecnologista”, “As cores da Biotecnologia”… enfim, uma enciclopédia virtual inteirinha para vocês compartilharem com amigos e parentes. 

A verdade é que amamos explicar tudo sobre biotecnologia e nosso maior desejo é que vocês, nossos seguidores e fiéis leitores, continuem conosco nesta empreitada em 2020, ajudando-nos a compartilhar conhecimento através do site e das redes sociais. Desejamos a todos um feliz ano novo e um 2020 repleto de inovações biotecnológicas revolucionárias!  

Texto revisado por Letícia Cruz e Luana Lobo

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.