Alternativa aos testes em animais, surge a pele artificial. Os testes em animais podem ser definidos como todo e qualquer experimento realizado em animais com a finalidade de obter resultados sobre a ação de medicamentos, cosméticos ou substâncias químicas em geral, que lhes são administradas. Geralmente os experimentos são realizados sem uso de anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção (dissecação do animal vivo com a finalidade de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica).
Vários são os questionamentos e preocupações éticas sobre esse tipo de atividade. E muitos são os esforços realizados no intuito de combatê-las, como por exemplo, a busca por métodos ou dispositivos alternativos, que substituam os animais nesses experimentos.
As indústrias cosméticas compreendem um dos principais setores que enfrentam problemas bioéticos quanto a utilização de animais em testes dos seus produtos. Para saná-los, e mesmo valorizar a vida dos animais utilizados nestes, as indústrias passaram a investir em pesquisas para desenvolver peles artificiais. Estas não só irão substituir os animais, como poderão trazer resultados mais específicos sobre os efeitos esperados na pele humana.
Saiba mais sobre esses esforços neste texto da Super Interessante