Um projeto realizado em parceria pelas empresas Braskem e Veolia promete gerar energia renovável a partir de biomassa de eucalipto, no município de Marechal Deodoro, em Alagoas. O acordo prevê um investimento de R$ 400 milhões, por um período de 20 anos de contrato, para que a petroquímica local passe a gerar 900 mil toneladas de vapor/ano, reduzindo assim a emissão de 150 mil toneladas de CO2/ano no meio ambiente.
A etapa de construção da usina vai gerar mais de 400 empregos e mais 100 vagas serão oferecidas após a inauguração, prevista para ocorrer em 2024. A empresa Veolia realizará o gerenciamento/concepção do projeto e a construção das usinas para o processamento da biomassa. Já a Braskem investirá para a adequação do complexo ao novo arranjo termoelétrico.
A geração de energia renovável, a partir de biomassa de eucalipto, vai gerar uma impacto socioambiental positivo para a população e toda a região nordeste, além de garantir a demanda de vapor necessária para o funcionamento da petroquímica, reduzindo os danos ao meio ambiente.
Mais informações em TNH1 e Valor Econômico.