Já ouviu falar da ABRA Biotec? É a Associação Brasileira de Biotecnologistas, Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia e Biotecnólogos. Seu objetivo é fortalecer a classe, fomentando oportunidades para os profissionais e contribuindo para o desenvolvimento da biotecnologia brasileira.
Atualmente, a ABRA Biotec está em processo de sensibilização para viabilizar sua fundação. Isso significa que está se estruturando e arrecadando recursos para cumprir com os requisitos operacionais e jurídicos necessários. Por isso, ainda não está exercendo plenamente suas atividades.
O Profissão Biotec entrevistou os atuais membros da futura Associação. Conheça um pouco mais sobre a ABRA Biotec e saiba porque e como você pode colaborar!
Profissão Biotec: O que é e o que faz uma associação profissional?
ABRA Biotec: Uma associação profissional reúne pessoas de determinada área e que possuem interesses em comum. Geralmente é composta por uma diretoria e seus associados. Busca representar os interesses da classe, além de atuar no aprimoramento profissional e na divulgação da profissão para o mercado de trabalho. Além disso, a associação pode emitir posicionamentos sobre temas relevantes prezando pela integração dos associados e pelo debate em comunidade.
PB: Quais as ações realizadas e planejadas pela ABRA Biotec?
ABRA Biotec: Estamos trabalhando desde o segundo semestre de 2018 para alinhar nossas ideias e planejar nossas ações de divulgação e de atuação. Iniciamos – através de uma live de lançamento, em fevereiro – o processo de sensibilização nas redes sociais para conquistar apoio e arrecadar recursos para nossa fundação. Assim, fundar a ABRA Biotec é nosso principal objetivo no momento.
Além disso, após a fundação, pretendemos atuar nos seguintes pontos estratégicos: acompanhar, intervir e trabalhar para acelerar a aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a profissão; atuar na correção e impugnação de editais; construir um Banco de Talentos dos Associados, para a divulgação direta às empresas; oferecer cursos de formação complementar; mapear o mercado de trabalho e realizar visitas à empresas para divulgação da profissão; articular junto ao Ministério da Educação e outros órgãos competentes a implementação das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação bacharelado em biotecnologia; fortalecer nossa representatividade jurídica e política, atuando na resolução de questões legais e na criação dos Conselhos Federal e Regionais de Biotecnologia. Se quiser saber mais informações, acesse nossa live de lançamento.
PB: Como a ABRA Biotec pretende arrecadar os recursos necessários?
ABRA Biotec: Decidimos fazer uma campanha de financiamento coletivo, também conhecida como vaquinha virtual. Para nossa fundação e início das atividades precisamos da colaboração de todos para alcançar o valor de 22 mil reais. Estes serão utilizados para contratar os serviços de assessoria jurídica e contábil, desenvolvimento da nossa plataforma digital e para cobrir os custos de funcionamento do primeiro mês. Os valores desses serviços foram definidos através de diversas pesquisas de orçamentos e estão detalhados na próxima imagem. Os orçamentos oficiais estão disponíveis para download na página do nosso crowdfunding.
Mas olha só: para o nosso financiamento coletivo vale a regra do “TUDO OU NADA”! Se não atingirmos a meta de 22 mil reais, a plataforma de financiamento devolverá o valor arrecadado aos doadores e nós não receberemos nada!! Ou seja, se não atingirmos a meta, não conseguiremos fundar a Associação no modelo proposto!
Com a fundação da ABRA Biotec poderemos lutar pelos nossos direitos como uma classe! Por isso, precisamos muito do apoio dos nossos colegas biotecnologistas e estudantes de biotecnologia! Temos apenas 36 dias para atingir a meta! Clique aqui para doar agora! Ao doar, você será recompensado com descontos nas futuras mensalidades da Associação! Depois de doar, compartilha com a família e com os amigos!
PB: Vocês buscaram alternativas para reduzir esses custos?
ABRA Biotec: Para lutar pelos objetivos que expomos, precisamos ter autonomia e respaldo suficientes para lidar com situações críticas, como processos legais e posicionamentos externos importantes. Por isso, optamos por contar com o serviço de profissionais qualificados durante o processo de fundação. Certamente, nos preocupamos em levantar diversos orçamentos e selecionar aqueles com o melhor custo-benefício. Além disso, essa não é a primeira tentativa de fundar a ABRA Biotec (saiba mais abaixo). Dessa vez, buscamos soluções como essa para evitar que o projeto falhe novamente e para poder entregar resultados satisfatórios, merecidos por nossos futuros associados.
PB: Após o financiamento coletivo, quanto tempo levará para que a ABRA Biotec esteja oficialmente fundada?
ABRA Biotec: Planejamos que em 150 dias úteis após o encerramento do financiamento coletivo – aproximadamente em novembro deste ano – teremos a ABRA Biotec funcionando, pronta para receber seus associados e lutar pela biotecnologia! Esse prazo é o tempo estimado para liberação da quantia arrecadada no financiamento coletivo (30 dias) e para a execução dos processos relacionados à fundação e à criação da nossa plataforma virtual (120 dias).
PB: Quando e como os interessados poderão participar da ABRA Biotec?
ABRA Biotec: Após a fundação da ABRA Biotec, haverá duas maneiras de participação: como membro associado ou como embaixador. Os associados poderão se inscrever por meio de um formulário de inscrição disponível em nossa plataforma digital. Nessa categoria, aceitaremos egressos e estudantes. Os embaixadores serão profissionais associados que atuarão como representantes regionais. Para a primeira gestão, pretendemos escolher os embaixadores através de um edital de seleção. Mas, para as próximas, prevemos a realização de candidaturas e eleições.
PB: O associado pagará mensalidades? Como isso vai funcionar?
ABRA Biotec: Para desempenhar nossas atividades e prestar serviços aos associados, precisamos da colaboração de todos. Profissionais associados deverão contribuir mensalmente com R$ 20,00, e estudantes, com R$ 10,00. Os valor total das mensalidades representa R$ 240,00 e R$ 120,00 de contribuição anual, para profissionais e estudantes, respectivamente. Vamos oferecer facilidades de parcelamento e forma de pagamento para todos.
PB: Como vocês pretendem gerir as pessoas, os recursos e os projetos dentro da Associação?
ABRA Biotec: Criamos um modelo de gestão Transparente, Participativo e Democrático (TPD), de modo que nossos associados terão voz e vez na tomada de decisões. Isso será possível através de nossa plataforma digital, que será o canal de comunicação da ABRA Biotec e permitirá a realização de fóruns, discussões e votações, além de garantir a transparência econômico-financeira da instituição. Além disso, vamos contratar uma pessoa para assumir o cargo de Liderança Nacional, que será de dedicação exclusiva, de forma que o trabalho desempenhado pela Associação seja sempre o mais eficiente possível e possa ser acompanhado e cobrado pelos associados.
PB: Quem são as pessoas envolvidas na fundação da ABRA Biotec?
ABRA Biotec: Atualmente somos quatro biotecnologistas trabalhando para fundar essa associação: Anna Julyana, Flávia Moreira, Eder Lopes e Gabriella Ribeiro. O Eder e a Gabriella são ex-presidentes da LiNABiotec (Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia). A Flávia participou da primeira equipe que propôs fundar a ABRA Biotec, junto ao Eder. A Anna participou ativamente do Movimento Empresa Júnior durante a Graduação, inclusive, foi colaboradora no blog do Profissão Biotec, e aceitou o convite para contribuir com a ABRA Biotec. Se quiser saber um pouco mais sobre nós, basta clicar em nossos nomes para acessar nossos perfis no LinkedIn.
PB: Por que vocês decidiram contratar um funcionário para trabalhar de maneira exclusiva na ABRA Biotec? Essa pessoa já foi escolhida? Quanto será pago?
ABRA Biotec: Como pretendemos atuar de maneira eficiente e bastante profissional, é necessário alguém com dedicação exclusiva, que consiga desempenhar as atividades importantes para a consolidação da Associação. Nossa equipe deliberou sobre o assunto e decidiu designar a Gabriella Bruno para a função. Pensamos em um salário adequado ao cargo e digno para um biotecnologista com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O valor proposto para o salário líquido é de R$ 2000,00, e queremos contratá-la via CLT, para não termos problemas judiciais no futuro. Acreditamos que, com o crescimento da associação, outros biotecs podem ser contratados e somar forças para dar maior celeridade aos processos.
PB: A ABRA Biotec foi lançada há quase três anos, no NÚCLEO’16. O que aconteceu e o que mudou de lá para cá?
ABRA Biotec: É verdade! No Naquela época, havia cerca de dez profissionais envolvidos. Todos fantásticos, mas estavam comprometidos com outros projetos ou enfrentavam as dificuldades de início de carreira. Todos atuavam “por amor à camisa”, pois não havia a ideia de contratar alguém para ser funcionário da Associação. Acreditamos que esses fatores e o número relativamente grande de pessoas dificultou a constituição da ABRA Biotec. A filosofia que nos guia não mudou. A falhas se transformaram em aprendizado e hoje tentamos seguir por alternativas, apresentadas ao longo da entrevista, como um planejamento estruturado, um número reduzido de membros e a contratação de um Líder Nacional com dedicação exclusiva.
Reconhecemos que nós quatro ainda estamos estabelecendo nossas carreiras na biotecnologia, mas todos já demonstraram para a nossa comunidade, que têm força de vontade e liderança através das suas histórias pessoais. E, claro, prezando pela diversidade de ideias, nos mantemos à disposição para receber dúvidas, feedbacks, críticas e sugestões da comunidade, para que possamos ter o máximo de contribuição de todos.
Se você leu a entrevista até aqui, não esqueça de fazer sua doação! A biotecnologia brasileira precisa de sua colaboração!Ahhh…
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