Estudo de pesquisadores egressos da UNESP ganha destaque na imprensa internacional

Um estudo realizado por pesquisadores egressos da Universidade Estadual Paulista (UNESP) ganhou destaque na imprensa internacional na última semana. Antônio Bento de Oliveira Junior e Vinícius de Godoi Contessoto, fazem parte da equipe de autores do artigo publicado na revista científica Cell.

O artigo, Three-dimensional genome architecture persists in a 52,000-year-old woolly mammoth skin sample, relatou a descoberta de cromossomos antigos presentes na pele de um mamute lanoso de 52.000 anos, encontrados no permafrost siberiano. Segundos os pesquisadores, as baixas temperaturas ajudaram a preservar a estrutura dos cromossomos.

Pela primeira vez foram encontrados cromossomos ao invés de DNA fragmentado, permitindo uma análise muito mais completa do material genético deste animal. Essa descoberta abre a possibilidade de outras pesquisas. Os pesquisadores conseguiram, por exemplo, comparar os genes do mamute encontrado com os genes equivalentes em elefantes atuais, comparando assim a atividade/função desses genes.

Essa descoberta inédita foi destaque em vários veículos internacionais como CNN, The New York Times e The Washington Post. Confira o artigo completo aqui.

Fonte: CNN

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes
Assine nossa newsletter