O Serviço Nacional de Saúde (NHS), do Reino Unido, iniciou no último dia 13, a maior ensaio clínico do mundo com objetivo de detectar na população mais de 50 tipos de câncer antes do surgimento dos sintomas. O NHS recrutará 165 mil voluntários e usará o teste de Galleri, produzido pela empresa americana de biotecnologia Grail Inc., que avalia o DNA em amostra de sangue, identificando vestígios (alterações moleculares) de células cancerosas no paciente.
Parte dos voluntários terá entre 50 e 79 anos, sem nenhum sintoma de câncer. Outra parte dos voluntários será de pacientes com possíveis sintomas de câncer, e que realizarão o exame para acelerar o diagnóstico. Caso o resultado seja positivo, o paciente será encaminhado para acompanhamento no NHS. Os resultados da pesquisa devem ser divulgados em 2023.
Segundo os pesquisadores, esse exame de sangue rápido e simples pode ser um marco na detecção precoce de diferentes tipos de câncer. Com o diagnóstico oncológico precoce será possível agilizar o tratamento antes do avanço da doença, aumentando significativamente as taxas de sobrevivência dos pacientes.
A empresa de biotecnologia Grail Inc, desenvolvedora do exame Galleri, afirma que o rastreamento possui altíssima sensibilidade, e deve ser usado em adição e não como substituição de outros testes de rastreamento de câncer. A empresa é financiada por investidores como Bill Gates (da Microsoft) e Jeff Bezos (da Amazon), e desde novembro de 2020 firmou acordo com o NHS.
Mais informações em CNN Brasil e Poder360.