A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram um Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, que visa fornecer condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas carreiras em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, no estado de São Paulo. As inscrições vão até 13 de fevereiro, pelo site.
Serão oferecidas, pelo CNPq, bolsas (com duração de até 24 meses) nas modalidades:
- Pós- Doutorado Júnior (PDJ): para o desenvolvimento de pesquisa em grupos e redes de excelência no estado de São Paulo;
- Pós-Doutorado Empresarial (PDI): para o desenvolvimento de pesquisa tecnológica e de inovação em empresas públicas ou privadas, especialmente startups paulistas.
Em contrapartida, a FAPESP complementará os valores da PDJ e PDI por meio de uma Bolsa Fixação de Jovens Doutores (FJD), equiparando os valores dessas bolsas aos valores das Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP. A bolsa FJD terá vigência de 12 meses, e poderá ser renovada por igual período.
Podem participar do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, os pesquisadores (responsáveis ou principais) de programas da FAPESP, nas modalidades: Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), Programa Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequena Empresa (PIPE).
Mais informações no edital.
Fonte: Fapesp