A empresa inglesa CellCentric desenvolveu um fármaco epigenético, chamado de CCS1477. Esse fármaco possui potencial para o tratamento de estágios finais de um cancer de próstata resistentes às terapias de segunda-linha com remédios anti-andrógenos (como o Zytiga da Janssen e o Xtandi da Pfizer).
A CellCentric focou num diferente mecanismo de ação: bloquear duas proteínas com funções epigenéticas – as histonas acetiltransferases p300 e CBP. Essas duas proteínas estão envolvidas no remodelamento da estrutura 3D do DNA, regulando a expressão de vários genes envolvidos nos estágios finais do câncer de próstata.
Saiba mais sobre epigenética em nosso texto sobre o assunto.
A empresa conseguiu $26 milhões em investimentos da Monirngside Venture Investments e planeja utilizar este dinheiro para levar o fármaco epigenético para os testes clínicos de fase 2.
Os primeiros testes clínicos com esse fármaco são esperados para iniciar no meio do ano no Royal Mardsen Hospital em Londres, e depois serem extentidos aos Estados Unidos. A CellCentric acredita que fármacos epigenéticos também poderiam ser utilizados para o tratamento de outros tipos de cancer com mutações nas proteínas p300 e CBP, como câncer de bexiga e câncer de pulmão de pequenas células (CPPC).
Saiba mais na matéria original do site Labiotech.eu
Imagem: Prostate cancer cells under the microscope via Heiti Paves /Shutterstock