Diante do grande volume de informações sobre o novo coronavírus, causador da COVID-19, a Fiocruz lançou uma ferramenta de busca, o ScanCOVID-19. A ferramenta promete auxiliar estudantes, pesquisadores, especialistas e profissionais de saúde na busca por conteúdos sobre a COVID-19 publicados por diferentes países e grupos de pesquisa.
O ScanCOVID-19 é um sistema automatizado que monitora todas as informações publicadas em fontes de dados públicas e credenciadas, reunindo um conjunto de dados científicos sobre a COVID-19. Esses dados incluem artigos em formato preprints (produção científica que ainda não foi submetida à revisão por pares), ensaios clínicos, artigos revisados por pares, portfólios de vacinas em desenvolvimento, retratações feitas a artigos científicos e acompanhamento de protocolos de pesquisas aprovados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
O ScanCOVID-19 foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), em colaboração com o Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/Icict/Fiocruz). O sistema é gratuito e aberto ao público. O acesso completo aos textos é possível sempre que permitido pelas fontes originais.
De acordo com Gustavo Barbosa, aluno do PPGICS que desenvolveu o sistema, o ScanCOVID-19 é o primeiro capaz de reunir uma grande diversidade e quantidade de fontes e publicações recentes sobre a COVID-19 que são atualizados diariamente, permitindo uma busca direcionada e ágil.
Mais informações em Agência Fiocruz.