Biomaterial

Você já imaginou se pudesse ir a uma loja de materiais de construção e pedir para o vendedor um tijolo biodegradável e extremamente resistente para construir sua casa?

Se logo pensou: “Que nada isso é doidera, está longe de acontecer!”

Talvez esteja na hora de rever seus conceitos, porque, observando as últimas descobertas na área de biomateriais, essa cena não está muito longe de se tornar realidade.

Alguns materiais já comercializados são feitos a base de micélios de algumas espécies de fungos.

Hy-Fy Tower: A primeira obra construída com tijolos de micélios de fungos.
Recicladores  da natureza

Os fungos são encontrados nas mais diversas formas e com diversas funções, mas muitas pessoas tem uma reação negativa quando falamos de fungos, principalmente por lembrarem dos bolores que, às vezes, são encontrados em pães.

Mas seus benefícios são maiores do que imaginamos, eles exercem uma função muito importante para o ecossistema, sendo os principais decompositores de matéria orgânica e recicladores de nutrientes do sistema.

Além de bonitos, ajudam a natureza (Favolaschia calocera).

Observando esses seres incríveis, alguns curiosos desenvolveram aplicações pouco convencionais… Vamos a elas!

Biomateriais de micélio

A imagem do início do texto mostra a primeira torre feita com tijolos com base de micélios de cogumelos, essa torre foi criado por um arquiteto em parceria com uma empresa norte-americana chamada Ecovative que possui um leque de materiais feitos de micélio de cogumelos.

O princípio básico para construção desses materiais é mostrado na figura abaixo:

Adaptado de green building elements

Assim, a Ecovative cultiva o micélio durante alguns dias e submete o emaranhado resultante a altíssimas temperaturas, para frear sua evolução e evitar o desenvolvimento de esporos tóxicos ou alergênicos.

Em apenas cinco dias o micélio pode chegar a 13 quilômetros de comprimento, o que o torna um organismo ideal para a produção em larga escala. Além disso, ele pode adotar qualquer formato, dependendo da “forma” na qual ele é colocado para crescer.

O resultado é uma espécie de espuma densa que lembra o isopor, mas que é resistente a fogo, vapor e  umidade, funciona como isolante térmico e acústico, e é 100% biodegradável.

Esse super material pode servir para inúmeras finalidades — tal como o plástico —, como para fabricar grandes painéis de isolamento para edifícios e residências ou embalagens para produtos eletrônicos e objetos frágeis.[1]

Depois que o primeiro material foi feito, a companhia foi além e decidiu explorar e criar materiais com outras características como a cadeira mostrada abaixo, mesas e porta objetos.

Essa cadeira não vem da madeira, mas sim do cogumelo. Fonte:Ecovative shop

Outra companhia que vem mostrando ao mundo a capacidade de resistência desses novos materiais é a Mycoworks sediada em São Francisco, no qual no vídeo abaixo podemos observar tamanha rigidez, versatilidade,  capacidade anti inflamável e o mais importante quando você não quiser usar mais pode jogar fora sem problemas.

https://www.youtube.com/watch?v=VWQznqpy3Ss&t=1s

A grande dificuldade, após o produto ser feito, é a aceitação pelo  grande público, principalmente pela tradição de relacionar fungos com sensações negativas.

Como o planeta necessita cada vez mais de alternativas para diminuir a produção de plásticos derivados de petróleo, soluções como essa são muito bem-vindas e podem mudar completamente nossa maneira de construir.

Portanto depois de ver essas aplicações dos micélios de fungos, quando você vir um cogumelo, veja-o com outros olhos: lembre-se que ele pode ser o novo bioconcreto que vai construir sua casa.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
curso porcelanato liquido 3d

Eu adorei esse site. Muito conteudo de qualidade. Parabens

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.