Guia de ferramentas para ajudar o profissional de biotecnologia na hora de escrever

Todo estudante ou profissional de biotecnologia – biotecnologista, sofre um pouco na hora de escrever seu trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese, seja pela falta de criatividade, aquela travada, cansaço pelo excesso de leitura, falta de organização dos artigos de pesquisa e, o principal, pouca paciência na hora de formatar o texto.

Aí você pode questionar:

“Mas eu sou biotecnologista de empresa, rapaz, nem sofro com isso!”

É aí que você se engana, porque mesmo em uma empresa você vai ter que escrever um relatório, montar um e-book para treinamento ou realizar alguma outra atividade que envolva redação. Ou seja, de qualquer maneira a escrita vai te acompanhar pela vida inteira.

Sabendo dessa dificuldade, o Profissão Biotec selecionou algumas ferramentas para te auxiliar na hora da escrita, separadas por oito áreas: criatividade, títulos, busca de artigos, organização, revisão, formatação, as tão temidas referências e como facilitar a escrita. Confira a lista abaixo:

 Exercitar os dedos e completar a folha branca para dar vida a ideias.

  • Para estimular a criatividade

Primeiro começaremos com a criatividade, afinal, quem nunca teve aquele “branco” na hora de criar algo, ou começou um artigo e não terminou por falta de ideias ao longo do texto? Elencamos a seguir algumas ferramentas para ajudar no processo de criação.

i. Mapa Mental

Você já ouviu falar em mapa mental?  É uma ferramenta que auxilia a expandir conceitos e abrir sua cabeça para possibilidades. Seguindo o conceito de pensamento não linear, o investigador Tony Buzan se inspirou nos cadernos de Da Vinci e criou o conceito de mapa mental.

Como exemplo de programa para te ajudar a fazer o mapa mental temos o MindMeister, uma ferramenta gratuita que pode ser acessada por plataforma online ou aplicativo, te auxiliando a organizar as idéias e permitindo acessá-las em qualquer lugar.

Exemplo de um mapa mental feito com programa MindMeister

ii. Dicionário Criativo

Sabe quando você gosta tanto de uma palavra, que acaba usando-a demais no texto e fica repetitivo? O portal Dicionário Criativo tem a função de mostrar sinônimos, expressões, citações, rimas, imagens e explicação do wikipedia. Desta forma é possível não só reduzir a repetição durante a escrita, mas também aumentar o seu vocabulário geral possibilitando que você se comunique melhor!  

Logo do dicionário criativo online.

  • Títulos

Quem nunca teve dificuldade para criar títulos que atire a primeira pedra! Para facilitar isso, encontramos duas ferramentas simples, mas que podem fazer a diferença:

i. Máquina de Títulos

A primeira ferramenta é a Máquina de Títulos, na qual você inclui três palavras-chave do seu texto e os algoritmos do portal geram algumas possibilidades, basta apenas escolher a que mais lhe agrada.

Mas então você  pode se perguntar: “Beleza,escolhi o título, agora como saber se ele chama atenção?”

ii. Avaliador de títulos

Calma, para isso que existe o Avaliador de Títulos! Criado o seu, você o insere no site e ele te mostra a qualidade, tamanho e teste de skimming (quando o leitor passa os olhos no título, dando maior importância para as palavras do começo e do final).

 O gerador de títulos auxilia na criação de bons títulos para artigos (gratuito).

  • Procurando artigos e fontes para seu texto

Muita gente tem dificuldade de procurar artigos, principalmente por causa das palavras-chave, que muitas vezes são específicas e geram resultados diferentes do esperado, gerando  impaciência e rapidamente trazendo cansaço.

Outro fator que diminui o  interesse por procurar artigos é a quantidade que surge todos os dias: depois de alguns dias sem pesquisar, vem o sentimento de atraso e bate aquela  “bad ” (gíria para ficar triste). Pensando nisso, trouxemos dois  portais bem interessantes (aliás, para você que conhece um calouro: compartilhe esse texto com ele, pode ser muito útil! =D).

i. Storkapp

O primeiro é o Storkapp, um site que facilita muito a vida, já que com apenas 5 palavras-chave o portal  manda no seu e-mail, diária ou semanalmente, artigos recentes das principais revistas científicas dos tópicos escolhidos, economizando muito tempo e te deixando bem informado.

O símbolo da ferramenta gratuita em inglês, que utiliza poderosos algoritmos para te trazer os mais recentes artigos científicos.

ii. Iris.ai

Nossa segunda dica é uma plataforma de inteligência artificial, a Iris.ai. Ao inserir o endereço de um artigo, ela seleciona os principais trabalhos relacionados, separados por tópicos de estudo mais pertinentes. É perfeita para aquelas situações em que você começa a estudar algo novo e está meio perdido sobre por onde começar.

Inserindo apenas um artigo científico, a ferramenta em inglês Iris mostra os principais artigos relacionados às palavras-chave do artigo que foi inserido.

iii. CAFe-CAPES

Esse, muitas pessoas conhecem, mas poucas usam. É indicado para aqueles casos em que você precisar ler um artigo que só abre na faculdade porque a instituição paga à editora da revista. O CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) permite também acessar os artigos de casa, pelo servidor da universidade, economizando o ônibus e gasolina.

Uma ferramenta gratuita para ler os artigos no conforto de casa.

iv. Extensão Google Acadêmico

O Google Acadêmico  é conhecido por ser o primeiro lugar onde normalmente iniciamos uma pesquisa e, para facilitar ainda mais, essa ferramenta possui um extensão do Google Chrome que, com apenas dois cliques, te permite visualizar os artigos disponíveis e ainda conferir como citá-los segundo a norma da ABNT NBR 6023.

  • Organização de artigos

Depois que você encontrou os artigos certos, vai guardá-los e então começa o caos da desorganização?

Como diria Rômulo Mendonça, seus artigos estão o caos.

i. Readcube

Para ajudar a organização e categorização existe o gerenciador Readcube. Esse programa ordena seus artigos por categorias e, ainda, ao ler um deles, você pode clicar na referência e ir direto para ao artigo citado, sem necessidade de ir à  internet procurar. Inclusive, é possível buscar no programa a referência do artigo já no formato da ABNT.

Interface de uso da ferramenta gratuita readcube em inglês.

ii. Scrivener

Muito popular entre escritores, o ambiente de escrita Scrivener permite ao escritor organizar seus artigos no campo de pesquisa e separar cada parte do seu trabalho em abas diferentes, podendo escrever cada parte separada e somente juntá-las no final do texto. Isso permite uma grande liberdade de modificar cada parte separada sem atrapalhar as outras.

O mais popular ambiente de escrita entre os escritores de ficção, é possível utiliza-lo com uma licença paga.

iii. Evernote

Considerado por muitos um “cérebro eletrônico”, no qual é possível guardar tudo que você vê na internet, desde imagens até vídeos e textos, o Evernote é perfeito para quando se está pesquisando de algo fora do seu computador e quer salvar sem precisar mandar no e-mail ou registrar no pen-drive.

Considerado seu cérebro online o evernote possui uso gratuito e ferramentas extras com pagamento extra.

  • Revisão e plágio

Após fazer o rascunho do seu texto, vem aquela parte que muitas não gostam: a revisão.

i. Corretor Ortográrfico

O portal Corretor ortográfico pode te auxiliar a encontrar os erros ortográficos do seu texto além de revisar o texto em 11 línguas, sendo que para isso só é necessário copiá-lo, colar na caixa de texto do site e apertar 1 único botão.

Uma maneira simples de corrigir os erros que muitas vezes passam batido.

Já dizia o grande escritor Stephen King: “Escreva com a porta fechada e revise com a porta aberta”.

ii. Grammarly

Quando o assunto é escrever em inglês, mesmo quem é fluente “trava” às vezes com medo da concordância da frase não estar do melhor jeito, ou de ter escrito incorretamente alguma palavra. Para diminuir esse problema, o aplicativo Grammarly dá uma mãozinha corrigindo seu texto em inglês. Na versão paga, ele procura até plágio no que você escreveu.

Uma maneira de errar menos a gramática do inglês.

Depois que você escreveu seu texto e o revisou, pode surgir aquela dúvida: será que alguma parte dele pode ter plágio?

iii. Plagiarism combat

Para resolver isso, o programa Plagiarism combat faz uma busca minuciosa em todas as frases do seu artigo buscando similaridade na internet. A versão gratuita permite pesquisas em artigos com tamanho de até 500 kb.  

Uma ferramenta brasileira que procura em detalhes por partes com plágio em seu artigo.

  • Formatação

Chegando a hora de terminar seu texto, vem aquela parte que poucos gostam de fazer. Mas, para deixar a estética do artigo perfeita, o toque da boa formatação é essencial. Logo, listamos abaixo duas opções para te tranquilizar nessa hora.

i. Fast Format

Aclamada por estudantes, o Fast Format promete acabar com a tristeza da hora da formatação. Você só escreve seu trabalho, o coloca lá e ele formata para você. Simples assim!

Fast Format faz você se preocupar mais com conteúdo do que com a forma.

ii. ShareLatex

Amplamente utilizado pelo pessoal da computação, o ShareLatex oferece uma plataforma em que você se preocupa somente com  conteúdo. Quanto à formatação, você escolhe o modelo e vai inserindo cada parte do trabalho e ele formata automaticamente. Ao final do processo, é gerado um arquivo em formato PDF com a formatação pronta.

Funcionando  como uma linguagem de programação para edição de textos, no começo você pode achar um pouco complicado, mas com o tempo de prática pega o jeito e se acostuma.

A ferramenta mais antiga para formatação automática.

  • Referências

Agora falta apenas 10% para finalizar seu texto e as referências geralmente causam uma confusão ou dor de cabeça, porque sempre surge a dúvida se o ponto vem antes ou depois, ou não se a normas da Associação brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizaram. Sorte que existem ferramentas para diminuir o estresse nesta parte, então vamos a elas:

i. Menthor

Com a aparência de uma folha do Microsoft Word, o Menthor te ajuda a criar as referências e depois  as deixa prontas em um arquivo separado. Basta somente baixá-las e adicionar  ao seu documento.

Com uma interface simples o menthor faz suas referências com rapidez.

ii. Facilis

Esse editor de referências possibilita a criação de 25 tipos de documentos segundo as normas da ABNT. Basta inserir as informações do trabalho a ser citado, como os  nomes dos autores e outras informações, que facilmente a referência é gerada.

Como o nome já diz o facilis facilita a criação das referências.

  • Economizar dedos

Após longas horas escrevendo, seus dedos estão cansados e querem repousar, mas você precisa corrigir as modificações feitas pelos seu orientador ou revisor, e para descansá-los, felizmente  existem duas ferramentas Confira:

i. Text expander

Com a possibilidade de criar comandos para determinados trechos de textos, o programa Textexpander permite economizar muito os seus dedos. Para citar um exemplo, pense em quando você  escreve um e-mail e no final deve acrescentar aqueles cumprimentos. Por meio desse programa, seria  possível criar o seguinte atalho:

@agrad = Atenciosamente Fulano

Então toda vez que você escrever @agrad irá aparecer na tela Atenciosamente Fulano, diminuindo seu tempo de escrita.

Com apenas alguns comandos é possível economizar seus dedos.

ii. Escrever usando a voz

Quando se escreve um texto utilizando o Google Docs, existe a possibilidade de  “digitar”  utilizando a voz.  Para isso, você deve ir na aba de ferramentas e clicar em  “Digitar por Voz”. Depois, é só habilitar seu microfone e se divertir usando a voz em vez dos dedos para escrever.

Para aqueles que gostam de falar essa é uma excelente opção

  • Extras

Para finalizar e deixar boas referências para melhorar a sua escrita, elencamos alguns blogs e cursos que podem te ajudar a aperfeiçoar esse processo:

i. Portal de escrita científica da USP

Com várias dicas práticas, livros e curso de escrita científica, esse portal da USP vale a pena ser salvo nos seus favoritos

ii. Blog da Karina: desenho, textos e coisas

Um blog feito por alguém que já passou os percalços da vida acadêmica, o blog da Karina oferece dicas e conselhos sobre escrita e vida na universidade.

iii. Curso de produção de conteúdo Rocket Content

Para você que quer se aventurar na produção de artigos para internet, um bom começo é fazer cursos gratuitos da Rock content, que oferece aulas  de produção de conteúdo para a web.

iv. Curso de especialização em escrita criativa da Universidade Wesleyan

Finalizando as dicas, fechamos com chave de ouro indicando a especialização gratuita do Coursera em parceria com a Universidade Wesleyan, focada na estrutura de textos com contação de histórias. O curso se propõe a mostrar as estruturas por trás dos grandes livros como Harry Potter e te auxilia a criar suas próprias narrativas.

Esperamos que essa pequena lista de ferramentas possa lhe ajudar nessa jornada de escrita e que esse processo possa ser mais prazeroso e recompensador.  E aí, quais outras ferramentas você já usa? Mais alguma que você indicaria? Acrescente nos comentários!

 

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luidgi Duarte Viscardi
Luidgi Duarte Viscardi
6 anos atrás

Nossa, ótimo artigo, tava precisando de uma mão pra organizar melhor meu TCC, valeuzão, abraço de São Carlos! 😉

Fernanda Batalha
Fernanda Batalha
6 anos atrás

Amei demais esse texto, trouxe muitas ferramentas que eu nunca tinha ouvido falar!

Nathalia Indolfo
Nathalia Indolfo
6 anos atrás

Texto muito legal, parabéns! Com certeza vou usar várias destas ferramentas! Obrigada por compartilhá-las!

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.