Pode ser que esse texto te lembre alguma propaganda de curso de inglês, mas não é. O fato é que esse idioma é de extrema importância para o seu crescimento profissional, fazendo com que alguns “clichês” sejam reproduzidos por várias pessoas.
Nesse texto será apresentado a você não apenas os clichês, mas também justificativas para estimular o seu aprendizado ou aprimoramento na língua inglesa.
Por que o inglês é tão importante?
A língua inglesa é considerada a linguagem universal. Através desse idioma é possível se comunicar com pessoas de diversos países, sejam esses falantes nativos ou não de inglês. Por ser considerado um idioma muito importante para ciência e os negócios, o conhecimento em inglês vem sendo cada vez mais exigido para assumir cargos em empresas, sejam elas multinacionais ou não, assim como, para a academia.
Saber inglês possibilita maior acesso a informação, logo, é mais fácil se destacar profissionalmente. Quanto mais informado se está, mais fácil é conseguir resolver os problemas que vão existir. Algo que se escuta muito é “para se destacar em sua área é importante se manter atualizado”. E o conhecimento em um segundo idioma, principalmente ele sendo o inglês, possibilita isso.
Usualmente, informações novas e descobertas são primeiramente divulgadas em inglês, sejam elas através de artigos, livros ou notícias. Ter acesso a essas informações o tornará capaz de resolver ou evitar que problemas surjam em seu trabalho por falta de conhecimento.
Outro fator que torna o inglês ainda mais importante é a globalização, pois, por conta dela, é necessário manter relações com pessoas de diferentes partes do mundo. E, como o idioma mais falado internacionalmente é o inglês, para manter essa interação com pessoas de outros países é necessário, na maioria dos casos, que se fale inglês.
Maior acesso à informação
Quem sabe inglês é capaz de estar sempre com “um passo à frente”. Isso ocorre, pois as informações tendem a serem divulgadas primeiro em língua inglesa. Como citado anteriormente, livros, artigos e notícias (principalmente as científicas) normalmente são divulgadas primeiro no idioma universal. Para uma pessoa que é monolíngue (aquele que fala e compreende apenas uma língua) e essa não é a língua inglesa, há uma dependência de outras pessoas (ou ferramentas) para ter acesso àquela informação. No entanto, isso demanda mais tempo.
Vale ressaltar que nem todo livro produzido é traduzido, portanto, pode ser que você não tenha acesso às informações presentes por conta disso. O mesmo vale para artigos, os quais não são traduzidos habitualmente. E, quanto a notícias, elas podem ou não chegar ao seu alcance, pois isso depende do interesse de outras pessoas naquele assunto. Depender de tradução ainda pode te deixar vulnerável, pois o tradutor pode cometer equívocos relacionados à interpretação, principalmente se a pessoa não estiver tão familiarizada com a área.
O inglês na academia e no mercado
Na academia, é disseminada a grande importância de saber inglês. Isso ocorre porque essa é a linguagem da ciência. É difícil encontrar artigos com alta relevância que não estejam em inglês. Essa uniformização da informação é de extrema importância pois temos muitos idiomas no mundo e a presença de uma língua comum facilita a disseminação das informações. No caso, o idioma “escolhido” foi o inglês.
Caso um indivíduo não seja capaz de compreender o inglês, ele acaba tendo acesso bastante limitado à informações e artigos, o que torna um fator dificultante para sua pesquisa. E, quando nos referimos a essa área, também é importante que a pessoa saiba escrever, pois comumente é exigido a escrita de artigos, resumos e apresentações em língua inglesa. Devido a esses fatores, no Brasil, muitos programas de pós-graduação adotam exames de inglês ou solicitam certificado de leitura e compreensão em seus processos seletivos.
No mercado de trabalho a importância em saber ler, escrever e se comunicar em inglês não é muito diferente. Muitas empresas exigem, pois há necessidade de comunicação com pessoas de outros países, o que, quase sempre, só é possível através do inglês. No entanto, além da facilidade na comunicação, dominar o inglês também ajuda a encontrar soluções para problemas de forma facilitada. Muitas vezes contribuindo com seu desenvolvimento profissional e avanço na carreira.
Ferramentas de tradução
Hoje em dia temos algumas ferramentas de tradução. Elas podem ajudar e muito, mas, infelizmente, ficamos dependentes de internet para usá-las. Ter internet não é algo incomum hoje em dia, no entanto, às vezes nossa dependência pode ser prejudicial, pois em algum momento de importância e/ou urgência ela pode falhar, ou até mesmo o site ou aplicativo ficar fora do ar.
Nos dias atuais temos algumas formas com as quais conseguimos “nos virar” até quando não sabemos o inglês ou algum outro idioma. Mas alguns empregos e pós-graduações vão exigir que você saiba ler, compreender e falar em inglês e nesse momento nenhuma ferramenta vai poder te ajudar. O melhor mesmo é tentar se esforçar para aprender e assim ter mais oportunidades de promoções e trabalhos melhores.
Cite este artigo:
LOPES, N. R. A importância do inglês na vida profissional e acadêmica. Revista Blog do Profissão Biotec, v.10, 2023. Disponível em: <https://profissaobiotec.com.br/importancia-do-ingles-vida-profissional-academica/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Referências
ABREU, M. Como o inglês impacta em sua carreira. English live, 2019. Disponível em: <https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/como-o-ingles-impacta-em-sua-carreira/>. Acesso em: janeiro de 2023.
PEOPLE. 6 motivos que mostram a importância do inglês para sua vida. People, 2022. Disponível em: <https://www.people.com.br/noticias/idiomas/6-motivos-que-mostram-a-importancia-do-ingles-para-sua-vida>. Acesso em: janeiro de 2023.
10 razões para você ter como meta de vida aprender a falar inglês! Social learn english. Disponível em: <https://sociallearnenglish.com/10-razoes-para-voce-ter-como-meta-de-vida-aprender-a-falar-ingles/>. Acesso em: janeiro de 2023.
Fonte da imagem destacada: Rawpixel.