Lançamento do Instituto Questão de Ciência

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text 1″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Na última quinta-feira (22 de novembro) aconteceu o lançamento do Instituto Questão de Ciência no World Trade Center de São Paulo (WTCSP), contando com a presença de uma variedade de apoiadores, incluindo pesquisadores de grandes universidades e youtubers de divulgação científica, como Atila Iamarino, do Canal Nerdologia e o Pirula do Canal do Pirula.

O Instituto, criado por uma bióloga, um físico, um jornalista e um psicólogo, tem como missão “Apontar e corrigir a falsificação e a distorção do conhecimento científico na arena pública. Promover a educação científica e apoiar o uso de evidências na formulação de políticas públicas.” e  citam na página do evento que as suas principais prioridades são: luta contra a adoção de terapias pseudocientíficas no SUS, o processo legislativo, em temas como biodiversidade, patrimônio genético e rotulagem de alimentos, e o combate à desinformação científica na publicidade e na mídia.

O evento de lançamento foi iniciado com um coquetel entre os fundadores e convidados onde era possível fazer networking com diferentes profissionais, além de conhecer as revistas da Scientific American Brasil e ainda ganhar uma edição de brinde!

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Image 1″ src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/11/WhatsApp-Image-2018-11-25-at-09.41.34-1-e1543282228730.jpeg” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” url=”http://www.brasnutri.org.br/arquivos/numeros_setor/2017_atualizado.pdf” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]

Ornamentação do Coquetel de Abertura. Fonte: Profissão Biotec

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text 2″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]

 

Após o coquetel, o ciclo de palestras do evento foi mediado pelo fundador Carlos Orsi, jornalista científico e escritor dos livros de divulgação científica “Livro dos Milagres”, “Pura Picaretagem” e “Livro da Astrologia”.

O primeiro pronunciamento foi o da fundadora Natalia Pasternatk, bióloga, doutora em Microbiologia e diretamente envolvida com alguns dos eventos e projetos de divulgação científica mais relevantes no país, como  Pint of Science BR e o blog Café na Bancada. Natália contou como os quatro membros da primeira diretoria se reuniram e ilustrou a importância de um instituto de divulgação científica no país.

O professor Paulo Saldiva, atuante na Universidade de São Paulo onde é diretor do Instituto de Estudos Avançados, de forma bem humorada e cativante falou o porquê da saúde brasileira precisar de políticas baseadas em ciência e a importância da criação de uma instituição como essa. 

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Image 2″ src=”http://profissaobiotec.com.br/wp-content/uploads/2018/11/psaldiva.jpg” url_new_window=”on” animation=”off” show_in_lightbox=”off” url=”https://unsplash.com/photos/tr1po6kOWEc” use_overlay=”off” sticky=”on” align=”center” max_width=”600px” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Legenda” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]

Professor Paulo Saldiva em seu pronunciamento. Fonte: Questão de Ciência/Facebook.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text 3″ background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

 

Em seguida, o professor emérito da Universidade de Exeter, Edzard Ernst, e criador do blog de mesmo nome fez uma apresentação explicando o ramo do seu trabalho, que se baseia em desmistificar tratamentos alternativos como homeopatia e acupuntura e defendeu a exclusão destes do sistema público de saúde.

O evento terminou com um debate com todos os apresentadores da noite e o público, além de muitas ideias do que está por vir! E você, o que acha da criação de um instituto como esse? Já tinha ouvido falar de um movimento semelhante? Comenta pra a gente!!! Você pode conferir mais informações e acompanhar todos os passos do instituto nas redes sociais e no site oficial!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Manuela Silva
5 anos atrás

Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
Obrigado
Manuela Silva

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.