Sabia que é possível utilizar seu mindset como uma ferramenta para seu crescimento profissional? Venha conferir essa reflexão!

E se eu te disser que você pode aumentar o seu nível de inteligência? É o que diz Carol Dweck em seu livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”. 

Carol é uma psicóloga nascida nos Estados Unidos. Suas principais áreas de pesquisa são a motivação, personalidade e o desenvolvimento. Ela é professora de Psicologia na Universidade de Stanford.

Segundo a autora, todos somos capazes de grandes conquistas e superações.

Mas, muitas vezes, nós mesmos acabamos nos limitando através de nossos pensamentos. O contrário também é possível: podemos, por exemplo, tentar direcionar nossa carreira ao sucesso através da forma como encaramos as coisas.

Dessa forma, podemos utilizar esse recurso a nosso favor. Independentemente da área que o profissional de Biotecnologia queira seguir (seja na docência, na indústria ou no empreendedorismo, por exemplo)  é possível que essa ferramenta proporcione grande crescimento e aprendizado.  Mas como isso acontece? É exatamente isso que explicarei aqui!

Afinal, o que é Mindset?

mulher
Você sabe o que é Mindset? #ParaTodosVerem: mulher faz gestos com os braços demonstrando estar em dúvida.  Fonte: Pixabay, Robin Higgins

Muito se fala sobre esse termo. Mas, afinal, o que é Mindset? Ao longo de décadas de pesquisas, Carol Dweck desenvolveu o conceito de Mindset definido como a atitude mental com que encaramos a vida. Ou seja, nada mais é que a forma com que você lida com as situações que acontecem em seu cotidiano.

Uma mesma situação pode ser enxergada de diversas maneiras. E a forma como  você enxerga as situações vai influenciar diretamente em seus resultados.

Por exemplo, podemos ver uma mesma situação por um aspecto otimista ou pessimista. E é a partir dessa linha de raciocínio que o conceito de mindset se divide em duas categorias.

Tipos de Mindset

mindset
Quais os tipos de Mindset? #ParaTodosVerem: Pequenos pedaços de madeira representando letras, e dispostos de maneira a formar a palavra ‘Mindset’.  Fonte:Flickr, Steve Davis.

Segundo Carol, existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. 

Você acredita que seu conhecimento é fixo e imutável? Acha que já nasce com dons e assim permanece pelo resto da vida? Não se acha capaz de adquirir novas habilidades? É exatamente essa a definição de Mindset Fixo. Pessoas com este tipo de mentalidade acreditam fielmente que seus conhecimentos são fixos, e que são incapazes de progredir através do esforço. 

Ou então você acha que é possível desenvolver talentos? Este é o conceito de Mindset de Crescimento. Pessoas com este tipo acreditam que sempre é possível aprender coisas novas e que habilidades podem ser desenvolvidas. Isso acontece pois elas vêem nos obstáculos uma oportunidade de melhoria e aprendizado.

Na prática, qual a diferença entre os tipos?

lupa
Como identificar os tipos na prática? #ParaTodosVerem: mão segurando uma lupa e olhando o texto abaixo dela que é uma repetição da palavra ‘fatos’. Fonte: Pixabay, Gerd Altmann.

Imagine que um recém formado está tentando uma oportunidade de emprego em várias empresas, mas foi reprovado em todas as entrevistas. Como uma pessoa com cada tipo de mindset veria este caso? 

Caso tenha o fixo, ela pensaria que é uma pessoa incapaz de entrar em uma empresa. Veria a situação fora do seu controle, e provavelmente desistiria de continuar tentando outras vagas.

Por outro lado, no mindset de crescimento, a pessoa encararia esta situação como um aprendizado: entenderia que seria capaz de conseguir, mas precisaria melhorar e se esforçar para isso. Revisaria sua postura nas entrevistas e tentaria compreender o que poderia ser aprimorado em candidaturas futuras.

Entenda aqui que estamos falando de um mesmo fato: ter sido reprovado em processos seletivos. Porém, tudo é sobre a forma como as coisas são interpretadas.

Estou tendo um Mindset fixo ou de crescimento?

ponto de interrogação
É analisando as situações que descobrimos nosso padrão. #ParaTodosVerem: Várias placas amarelas com o símbolo de interrogação. Fonte: Pixabay, Gerd Altmann.

Como vimos no exemplo anterior, tudo é sobre como lidamos com os fatos. Dessa forma, para entendermos nossa mentalidade, é preciso começar fazendo uma autoanálise.

Para isso, aqui vão algumas perguntas para te auxiliar:

  1. Como lido com meus erros?
  2. Como enfrento as frustrações em minha carreira?
  3. Como encaro feedbacks negativos?

Se você perceber que está agindo de acordo com um mindset fixo, não se preocupe: é possível mudar esse padrão de pensamentos!

Além disso, é importante lembrar que: não agimos apenas de uma maneira. Ou seja, uma pessoa não age guiada apenas por um tipo de mindset. Por exemplo: uma pessoa pode ter um mindset de crescimento em sua carreira, e um fixo para seus relacionamentos pessoais.

Para facilitar esse processo de descoberta, confira o texto Autoconhecimento e desenvolvimento de carreira: primeiros passos.

Como mudar seu Mindset?

caneca
 Aviso: Essa imagem contém spoiler sobre o tópico. #ParaTodosVerem: um dedo apontando para uma xícara que tem a seguinte frase: “Olhe o lado bom”. Fonte: Unsplash, Nathan Dumlao.

O primeiro passo para a mudança de mindset é ter consciência de seus padrões de comportamento – como foi demonstrado no item anterior.

Para começar a mudar seu mindset, é preciso ter em mente algumas coisas:

  1. Seja paciente com seu processo – nada de pressa! Muitas conquistas levam tempo e vêm apenas com muito esforço.
  2. Normalize seus erros! Não conseguiu algo? E o que poderia ter feito de forma diferente para alcançar seu objetivo? Reflita sobre essas questões.
  3. Não desista em seu primeiro obstáculo. Nem tudo dará certo na primeira tentativa, e está tudo bem!
  4. Tente ver as coisas pelo lado positivo. O que há de bom nesta experiência?
  5. Resultados são importantes, mas não são tudo. Valorize também o seu esforço!

Quantas coisas poderiam ser alcançadas pela mudança de mentalidade? É exatamente nesse aspecto que podemos utilizar o mindset como uma ferramenta de crescimento em nossa carreira profissional.

No caso do exemplo dado anteriormente do recém formado: onde essa pessoa poderia chegar se resolvesse melhorar a cada entrevista? Quantas coisas ela poderia aprender nessa trajetória? Quantas melhorias ela poderia não ter feito caso recebesse um ‘sim’ logo na primeira tentativa? E é essa reflexão que gostaria de deixar para vocês. Confira mais conteúdos sobre carreira em Biotecnologia em nosso blog.

Texto revisado por Darling Lourenço e Isis Venture

Cite este artigo:
SANTOS, G. L. O mindset como uma ferramenta de crescimento profissional. Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em:<https://profissaobiotec.com.br/mindset-ferramenta-de-crescimento-profissional-2/>. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Referencias:

DWECK, Carol S.; DUARTE, Sérgio. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva , 2017. 310p.
Fonte da imagem destacada: Pixabay.

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações. 

X