Pesquisadores brasileiros identificam molécula com ação anticancerígena

Pesquisadores brasileiros identificaram uma molécula, derivada do cobre, com ação anticancerígena, que atua de forma seletiva nos tumores.

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, identificaram uma molécula  presente no complexo do elemento cobre (um importante micronutriente) que possui ação anticancerígena. Segundo os cientistas, a molécula produz  espécies reativas de oxigênio que danificam o DNA (e induzem a morte celular) das células tumorais de forma seletiva. Assim, a toxicidade, um dos principais efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos, é reduzida.

Atualmente a quimioterapia tradicional utiliza metais como a platina, que induz efeitos como náuseas, enjoo, indisposição. Uma das vantagens da utilização de moléculas de cobre é que este elemento já é encontrado no organismo humano e não induziria esses efeitos colaterais tão severos.

Os resultados do estudo in vitro foram publicados na revista científica Scientific Reports (Nature), e agora os pesquisadores se dedicarão a introduzir a molécula dentro de nanocápsulas para que o medicamento seja liberado de forma mais seletiva e menos tóxica no organismo. Esta nova fase da pesquisa pode durar até 2 anos.

Mais informações em CNN Brasil.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes
Assine nossa newsletter