Pela primeira vez, uma mulher é presidente da Academia Brasileira de Ciências – ABC

Pela primeira vez, uma mulher é presidente da Academia Brasileira de Ciências - ABC. Helena Nader assume a presidência no triênio 2022-2025.

No último dia 04 de maio, a cientista Helena Nader assumiu a presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É a primeira vez, em 105 anos de existência da ABC, que uma mulher assume o cargo de presidente da instituição. Dra Helena foi eleita no dia 29 de março de 2022, e tomou posse na última semana, em uma cerimônia no Museu do Amanhã (RJ).

Helena Nader é bióloga e biomédica, com pós-doutorado na University of Southern California (EUA), e atualmente é professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Recebeu diversos prêmios e títulos ao longo de sua carreira, com destaque para sua participação como Co-presidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS) e como Membro do conselho administrativo do International Science Council (ISC).

Em entrevista a Agência Brasil, Helena ressaltou que pretende aproximar a ABC do Congresso Nacional e dos Ministérios, afinal a ciência está presente em todos os setores. Ela também destacou a importância de ampliar as pós-graduações, com reajustes de bolsas, e de fortalecer o protagonismo da mulher e a igualdade de gênero na ciência. “Eu vejo como um momento importante para as meninas olharem e dizerem que também querem ser cientistas. O Brasil acredita na ciência e o povo brasileiro é muito inteligente. Eu cheguei aqui graças a muito esforço, mas também a muita perseverança e resiliência“, afirmou Helena Nader.

Helena, que já era vice-presidente da ABC desde 2020, assume agora a presidência no triênio 2022-2025 e tem como vice-presidente o químico Jailson Bittencourt de Andrade.

Mais informações em CNN

Fonte da imagem: ABC

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.