Museus para você interagir e fazer ciência no Brasil: Museu da Vida

Dando seguimento ao nosso guia de museus, o próximo da lista é o Museu da Vida, pertencente a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e localizado na cidade do Rio de Janeiro. A Fiocruz é referência na pesquisa e produção de vacinas na América Latina e possui diversos cursos de pós-graduação e educação profissional disponíveis para especializar pessoas interessadas na área.

Localizado no campus Manguinhos, o Museu da Vida foi criado em 1999 como parte da Casa Oswaldo Cruz (COC), um centro dedicado a preservar as memórias da instituição e a divulgar seu papel de destaque na área de ciência e tecnologia em saúde, sendo um museu a céu aberto.

Vista aérea das várias sessões a céu aberto e fechadas do Museu da Vida da Fiocruz. Foto: Icict e Museu da Vida/Fiocruz Imagens.

O passeio começa no centro de recepção, de onde o Trenzinho da Ciência leva os visitantes para os demais espaços do museu. A primeira parada é no Parque da Ciência, uma área aberta que conta com modelos tridimensionais gigantes que explicam fala e audição. O maior destaque é a imensa escultura de uma célula humana cortada ao meio, onde se pode ver, tocar e brincar em suas organelas celulares. O local também conta com uma pirâmide que tem uma câmara escura para observar um modelo de olho gigante, além de possuir diversos experimentos e atividades que discutem a vida micro e macroscópica.

Crianças brincam e se divertem no modelo 3D gigante de célula humana localizado no Museu da Vida. O citoplasma se tornou um escorregador, enquanto as organelas celulares viraram palco de pulos e desafios.

A Tenda da Ciência é um show à parte! Nela, são realizados espetáculos teatrais inspirados em temáticas científicas históricas e da atualidade. A primeira peça apresentada foi “O Mensageiro das Estrelas”, sobre a vida de Galileu Galilei, um adorador do céu e desafiador da Igreja, por defender que o Sol era o centro do universo e não a Terra, como pensavam na época. Estima-se que a história atingiu um público de 28 mil pessoas durante sua temporada de apresentação.

O museu também conta com o Epidauro, onde são discutidos os cinco sentidos e sua ligação com o cérebro. Ali perto há o Castelo, um local com registros históricos, episódios e personagens marcantes referentes à saúde pública brasileira, como Carlos Chagas, importante pesquisador e descobridor da doença de Chagas. Um borboletário e um centro de exposições temporárias de temas diversos completam o passeio interativo.

O Museu da Vida ainda investe em atividades educativas para professores, jovens e público em geral. O mais interessante é a existência do programa de especialização gratuita em “Divulgação e Popularização da Ciência” e o mestrado em “Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde”. Ambas as propostas trabalham com a reflexão da interface ciência e sociedade e estimulam a difusão de uma cultura científica por profissionais cada vez mais cientes de sua importância.

Para complementar, um museu móvel é disponibilizado pela instituição em casos onde o público não consegue ir ao local. Esta é uma forma de abranger outras cidades da região sudeste levando jogos, multimídias, equipamentos interativos e um leque de atividades para divertir e educar.

Gostou? Acesse mais informações no site: http://www.museudavida.fiocruz.br/ . O que você está achando do nosso guia de museus? Se quiser mais dicas como essas ou souber de um museu ainda não listado, comenta aqui embaixo ou na nossa página do facebook e ficaremos contentes em buscar mais espaços como esses para divulgar pra vocês!

Confira os demais textos da série Museus para você interagir e fazer ciência no Brasil: Instituto Butantan, Museu Catavento, Museu do Amanhã. [ATUALIZAÇÃO 08/09/2018]

 

Sobre Nós

O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas com um só propósito: apresentar o profissional de biotecnologia ao mundo. Somos formados por profissionais e estudantes voluntários atuantes nos diferentes ramos da biotecnologia em todos os cantos do Brasil e até mesmo espalhados pelo mundo.

Recentes

Assine nossa newsletter

Ao clicar no botão, você está aceitando receber nossas comunicações.