A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou que os vencedores do prêmio Nobel de Medicina 2020 são os cientistas Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice. Eles foram os responsáveis pela descoberta do vírus da hepatite C, doença caracterizada por uma inflamação no fígado, que pode causar câncer, e é uma das principais causas de transplante hepático.
Harvey J. Alter, virologista americano do National Institutes of Health (EUA), identificou que um vírus desconhecido induzia a hepatite crônica; Michael Houghton, virologista britânico e diretor do Instituto de Virologia Aplicada da Universidade de Alberta (Canadá) isolou o genoma do vírus, que foi chamado de vírus da hepatite C; Charles M. Rice, virologista americano e professor da Universidade Rockefeller (EUA) demonstrou que o vírus da hepatite C é capaz de causar a doença.
A descoberta desses pesquisadores revelou mais uma causa de hepatite crônica, além das já conhecidas hepatite A e B, e também possibilitou o desenvolvimento de exames e medicamentos que oferecem mais de 95% de chance de cura e beneficiam milhares de pessoas em todo o mundo. Pelo prêmio, os vencedores dividirão um valor de cerca de R$ 6,3 milhões.
Mais informações no site G1