Semanalmente postamos notícias de biotecnologia do Brasil e do mundo relevantes para a ciência e a bioeconomia. Confira quais foram as notícias mais lidas do ano 2019.
7 – Rio de Janeiro será sede de novo Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Cibs)
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), especializado no desenvolvimento tecnológico e produção de vacinas, reativos e biofármacos, está ampliando sua capacidade de atuação através do lançamento do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Cibs). Ainda em fase de construção, o novo empreendimento está localiza no Distrito Industrial de Santa Cruz, zona Oeste do Rio de Janeiro. Confira a notícia na íntegra aqui.
6 – Amyris, empresa americana de Biotecnologia, constrói fábrica em Barra Bonita (SP)
Amyris, empresa americana de biotecnologia com sede em Emeryville (Vale do Silício) vai expandir sua atuação no Brasil, construindo nova fábrica em Barra Bonita (SP). Estima-se que a planta entre em operação em 2021, gerando cerca de 400 empregos na cidade. Leia mais neste link.
5 – Startup brasileira de biotecnologia otimiza fermentação de 6 meses para 7 dias
A Meltech,a startup de biotecnologia criada em Mossoró, no Rio Grande do Norte, reduziu o tempo de fermentação do mel para a geração do hidromel, produto de maior valor agrefgado. Um processo que usualmente demora 6 meses, foi reduzido primeiramente para 15 dias (uma redução de 91,67%), E agora o processo todo demora 7 dias. Saiba mais sobre a empresa aqui.
4 – Grupo Boticário firma parceria para pesquisa de corantes produzidos por microrganismos
O Grupo Boticário firmou recentemente uma parceria com a Embrapa Agroenergia (DF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para o desenvolvimento de pesquisa na busca de novos corantes naturais para aplicações cosméticas. Após um screening inicial em
banco de microrganismos e microalgas com mais de dez mil espécies, serão selecionados os organismos mais promissores para produção de corantes por fermentação. Mais informações neste link.http://profissaobiotec.com.br/grupo-boticario-firma-parceria-para-pesquisa-de-corantes-produzidos-por-microrganismos/
3 – Sequenciamento de exoma vai ser disponibilizado pelo SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) vai incorporar aos seus testes de diagnósticos o sequenciamento de exomas! A portaria que autoriza essa incorporação foi publicada no dia 29 de março no Diário Oficial da União e visa a disponibilização do exame para investigar deficiência intelectual. Clique aqui para saber mais.
2 – Primeiro biossimilar 100% brasileiro é aprovado pela ANVISA
Em junho de 2019, o Laboratório Cristália recebeu a aprovação do primeiro medicamento biossimilar nacional, a somatropina ou Hormônio do Crescimento Humano. Leia a notícia na íntegra aqui.
1 – Google lança nova ferramenta de busca para unificar os bancos de dados dos cientistas
Cada área da ciência utiliza um banco de dados diferente para armazenar resultados de pesquisas e experimentos, e para realizar a busca por artigos de suas revistas específicas. Isso as vezes gera uma certa dificuldade em encontrar a informação quando você não sabe em que banco de dados procurar ou quando quer um dado de uma área diferente da sua. Mas agora o Google resolveu ajudar os cientistas e unificar os dados em uma única ferramenta: o DataSet Search. Acesse a notícia aqui.
Fique por dentro das notícias postadas pelo Profissão Biotec por meio das nossas redes sociais ou acessando nossa seção de Notícias.
*texto redigido em 16/12/2019