A Moderna Therapeutics, empresa de biotecnologia pioneira na descoberta e desenvolvimento de drogas e vacinas baseadas em RNA mensageiro (mRNA) a anunciou no dia 15 de Novembro o início dos testes em humanos da sua nova vacina contra câncer.
O novo tratamento usa mRNA projetado para atingir tumores sólidos, e é um grande passo a frente não só para o tratamento do câncer, mas também para a medicina personalizada, uma vez que cada vacina é adaptada a cada paciente e seu tumor.
O primeiro estudo de Fase 1, visa, principalmente, a segurança da vacina em humanos, enquanto também examina a “tolerabilidade” e se o tratamento causa ou não uma resposta imune em pacientes. A primeira etapa desta fase, envolverá pacientes que tiveram tumores sólidos que foram removidos. Posteriormente, eles usarão pacientes que tenham tumores sólidos que não possam ser removidos e avaliarão como atua a vacina.
Cada vacina será especificada para o câncer de cada paciente. As células dos tumores são analisadas e a sequência genética é usada para identificar mutações particulares nas células conhecidas como neoepitopos. Essas mutações podem ajudar o sistema imunológico a distinguir quais células são cancerígenas e que são saudáveis, permitindo que o próprio corpo lute contra a doença.
Quer saber mais? Leia a notícia na íntegra.
Amei esse site. Muito conteúdo de qualidade. Abraço e sucesso