Já não é segredo para ninguém que o setor da beleza movimenta bilhões por ano. Um dos motivos desse sucesso, aliado ao desejo do consumidor por uma aparência jovem e vistosa, é o investimento das empresas em novas tecnologias, como, por exemplo, a biotecnologia.
Quando se fala em biotecnologia aplicada a cosméticos, um dos exemplos é o procedimento estético mais famoso do mundo: o BOTOX! A utilização da toxina botulínica na remediação de rugas e linhas de expressão foi sugerida por Jean Carruthers, uma dermatologista especialista em tratamento de espasmos oculares, há 28 anos.
A partir da aceitação do uso do BOTOX pela sociedade e, consequentemente, o aval para que se buscassem tecnologias de mesma natureza para o desenvolvimento de cosméticos, esse setor ganhou notoriedade. Tecnologias mais avançadas surgiram em decorrência das descobertas provenientes do interesse de pesquisadores em estudar os princípios básicos do envelhecimento celular, questão X de todo esse mercado.
Fonte: Dra. Janine Araújo
Apesar de não haver possibilidade de anular completamente o processo de envelhecimento celular, existem meios de suavizar seus efeitos, como no caso da utilização de ativos estimuladores de fatores de crescimento em formulações cosméticas. A engenharia genética por trás da utilização desses ativos está na introdução de genes em bactérias como Escherichia coli, que servirão de biofábricas desses fatores. Exemplo desse processo é a produção do copper peptídeo, utilizado na formulação de cremes e shampoos. Esse peptídeo age na diferenciação celular resultando, na prática, na diminuição das linhas de expressão, amenização de cicatrizes e estimulação do crescimento capilar.
Outro exemplo do uso da biotecnologia na indústria da beleza é o consumo de levedo de cerveja. O levedo de cerveja nada mais é do que a própria levedura utilizada na produção de cervejas, a Saccharomyces cerevisae. Após a produção da cerveja a levedura é desidratada e vendida em cápsulas. Devido ao seu alto conteúdo de aminoácidos, o consumo de levedo de cerveja é precursor de uma pele e cabelos brilhantes.
Fonte: Clínica Mirabile
Além de todos esses processos, o potencial da biotecnologia para aplicação na indústria da beleza é imenso. Quanto mais conhecimento é gerado sobre as causas que regem o envelhecimento celular, maiores as possibilidades da geração de produtos capazes de desacelerar esse processo. Agora, após saber da possibilidade da utilização da biotecnologia para fins cosméticos, você vai ter uma ótima resposta quando alguém te perguntar “Biotequê?”.